A Disciplina na igreja: O Princípio – Pastores Seminário Teológico

18 Abr Disciplina da Igreja: O Princípio

byStephen Davey

Publicado em 18 de abril de 2020

Por Stephen Davey, STM

Paulo instruiu a Timóteo para “combater o bom combate da fé” (1 Timóteo 6:12) o que significa que devemos dedicar-nos a uma defesa ativa da fé. Essa batalha pela verdade começa na igreja local onde a verdade e a santidade devem ser defendidas. E de necessidade que envolve a disciplina da Igreja.Mas o que é exatamente a disciplina da Igreja?

a disciplina da Igreja pode ser amplamente definida como as ” medidas confrontativas e corretivas tomadas por um indivíduo, líderes da igreja, ou a congregação a respeito de uma questão de pecado na vida de um crente.”1 disciplina e discipulação são na verdade ações interconectadas com objetivos semelhantes em mente.Discipulação: atividade voltada para o crescimento daqueles que estão caminhando em obediência.Disciplina: atividade voltada para a restauração daqueles que estão caminhando em desobediência.Sem dúvida, a disciplina e restauração do pecado, crentes não arrependidos, é uma tarefa difícil, demorado e desajeitada. Não admira que a Igreja não tenha voluntários. Apesar de:

  • a Bíblia ordena a ele (1 Coríntios 5:1-13);
  • nosso Senhor modelos (Hebreus 12:6);
  • a Igreja perde a credibilidade e o testemunho eficaz sem ele (Apocalipse 2, 3; 1 Pedro 2:11-12).Qual é o principal objetivo da disciplina da Igreja?Ao contrário da noção comum, o objetivo da disciplina não é punitivo, mas restaurador. Embora a punição possa ser observada como uma das consequências da disciplina da Igreja (2 Coríntios 2:6), nunca é o motivo ou o objetivo para exercê-la. A condenação não é o objetivo; a restauração é.Quando os pais disciplinam seus filhos, a mente de seus filhos pode ser convencida de que “meus pais não me amam . . . estão a ser muito duros comigo . . . Não mereço isto . . . isso dói mesmo!”Não me lembro de agradecer à minha mãe por uma surra e estar sobrecarregada de gratidão por seu óbvio amor por mim. Isso veio anos depois.

    a mente do pai, no entanto, está focada em entregar uma consequência para a ação pecaminosa de seu filho em alguma forma corpórea de desconforto, a fim de motivar seu filho a voltar para o caminho seguro e produtivo da vida sábia. A dor de um momento disciplinar protege as crianças de uma vida de consequências que trazem muito mais dor e sofrimento.Da mesma forma, o principal objetivo da disciplina da Igreja é a restauração do crente não arrependido ao estilo de vida abençoado e produtivo de obediência piedosa e intimidade com Jesus Cristo. Tenha em mente, isso também significa que você nunca terá um santo não arrependido agradecendo-lhe por seu amor óbvio por ele como ele sente a dor de sua disciplina e repreensão. Isso também virá mais tarde.O que dá à Igreja ou aos crentes individuais o direito de julgar outra pessoa?Uma questão popular lançada em face da igreja bíblica é: “quem deu à Igreja o direito de chamar alguém de pecador em primeiro lugar? Jesus não disse: Não julgueis, para que não sejais julgados?”

    Sim, ele disse isso (Mateus 7: 1). Isso significa que uma igreja nunca deve chamar pecador de pecador? Uma igreja nunca aponta um dedo e chama pecado?Este verso é a primeira arma retirada do coldre daqueles que acreditam que a Igreja deve usar blinders morais em torno de pessoas que são descaradamente, abertamente pecando: “Jesus disse que nunca devemos julgar ninguém, e é isso!”

    vamos responder fazendo uma pergunta diferente: será sempre certo julgar? Sim. Na verdade, o Novo Testamento dá vários exemplos.Quando é que tem o direito de julgar?
    1. É justo julgar a nós mesmos enquanto avaliamos nosso próprio andar com Deus.Capítulo onze de 1 Coríntios carrega a exortação repetida para julgar nossas próprias vidas à medida que nos aproximamos da mesa do Senhor. Não menos de cinco vezes em três versículos, Paulo ordenou uma forma de autodisciplina, ao admoestar que “o homem deve examinar a si mesmo, e ao fazê-lo deve comer do pão e beber do cálice” (1 Coríntios 11:28).Isto não é nada menos do que nos responsabilizarmos pelo padrão da Palavra de Deus para a vida santa, confessando os nossos pecados à medida que nos aproximamos da mesa de comunhão. De uma maneira muito real – que a Igreja precisa reviver – a ordenança da comunhão se torna um evento regular de auto-disciplina, auto-exame e arrependimento na vida do crente; esta é outra razão para dar mais de três minutos no final do serviço à prática desta ordenança.

    autodisciplina é na verdade um qualificador para disciplinar outra pessoa. Paulo escreveu: “irmãos, mesmo que alguém seja apanhado em qualquer transgressão, vós, que sois espirituais, restaure tal um em um espírito de mansidão; cada um olhando para si mesmo, para que você também não seja tentado “(Gálatas 6:1).Porque é que isso importa? Simplesmente porque aqueles que fazem julgamento sobre a atividade pecaminosa de outro vão encontrar suas próprias vidas abertas à inspeção a um grau que eles não podem imaginar. A panela nunca se safa ao chamar a chaleira Negra.Então começamos por nós mesmos, e mais ainda, à medida que nos aproximamos de um pródigo. Os prodígios já sabem os nomes dos outros hipócritas na Igreja.Infelizmente, a nossa própria cultura cristã considera a autodisciplina e a auto-avaliação que levam ao arrependimento e à Confissão demasiado deprimentes. Além disso, dizem que Deus nos quer felizes em vez de Santos.Para um fato, a busca da santidade por parte do crente crescente trará consistentemente o auto-julgamento do pecado pessoal, resultando em confissão e arrependimento diante de Cristo (1 João 1:9).

    2. É justo julgar alguém que está vivendo abertamente em pecado.O Apóstolo Paulo instruiu a igreja em Corinto.: “É relatado que há imoralidade entre vocês. Vocês tornaram-se arrogantes, e não lamentaram em vez disso, de modo que aquele que tinha feito esta ação seria removido do seu meio. Porque eu, da minha parte, embora ausente em corpo, mas presente em espírito, já julguei aquele que assim cometeu . . .”(1 Coríntios 5: 1-3).Paulo anunciou claramente: “eu já o julguei.”É importante notar que Paulo chamou a atenção para o pecado deste homem (imoralidade sexual) na presença da congregação.

    também é irônico, em relação à nossa própria cultura hoje dentro do denominacionalismo principal, que Paulo considerou a Igreja como arrogante por se recusar a condenar o pecado. Ele não os aplaudiu por serem tolerantes com outros pontos de vista sobre a atividade sexual. Em vez disso, ele julgou publicamente a igreja em Corinto, chamando – lhes o que eles realmente se tornaram-arrogante. Eles se tornaram superiores à Palavra de Deus; eles eram mais espertos do que o projeto de Deus para relacionamentos e mais sofisticados do que a ordem criada por Deus para relações sexuais.Mesmo assim, eles provavelmente ficaram surpresos com o veredicto. Paulo julgou a Igreja como desafiadoramente arrogante em sua tolerância ao comportamento pecaminoso e imoral. Ele então desafiou-os a lidar com o homem pecador, removendo-o de sua comunhão.Este processo seria, naturalmente, demorado, doloroso, desajeitado e difícil – para não mencionar o fato de que a igreja provavelmente perderia algumas famílias chave que pensavam que tinha se tornado um bastião de legalismo com líderes neandertais. Quem deu à Igreja o direito de meter o nariz colectivo no comportamento privado de alguém, o quarto, ainda por cima?!Paulo evidentemente acreditava que Deus tinha, pois escreveu: “em nome de nosso Senhor Jesus, Quando estais reunidos, e eu com vós em espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus . . . entrega esse a Satanás para a destruição da sua carne, para que o seu espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus” (1 Coríntios 5:4-5).

    Em outras palavras, Paulo acreditava que o homem que não se arrependeram para ser um Cristão, mas na necessidade de a igreja de entregar-lhe as conseqüências de seu comportamento imoral, para que ele pudesse sentir o pleno penalidades de sua imoralidade, como ele teimosamente prosseguir seu pecado e, efetivamente, Satanás. Em vez de subsidiar emocionalmente o homem, ele deveria ser posto fora da comunhão para ilustrar plenamente que ele tinha perdido a comunhão com Cristo – e a Igreja de Cristo. O julgamento da igreja tornou-se a demonstração visível do julgamento invisível de Deus.

    3. É justo julgar alguém que nega a doutrina bíblica.Cada vez mais, a nossa cultura e a Igreja resistem à ideia dos absolutos teológicos. A doutrina é considerada demasiado dogmática – demasiado preta e branca – demasiado divisiva. O canto da sereia para a Igreja de hoje é a doutrina de deixar de lado e unir-se no amor. A igreja que espelha a integridade Bíblica deve ter em mente que as perspectivas populares podem ser mensagens não-bíblicas. “Politicamente correto “na maioria das vezes significa” biblicamente corrupto.”

    a Bíblia realmente entrega uma mensagem muito diferente. “Peço-vos, irmãos, que vigieis os que causam dissensões e impedimentos contrários ao ensinamento que aprendestes, e vos afasteis deles” (Romanos 16:17). “Se alguém vier a vós e não trouxer este ensinamento, não o recebais em vossa casa, nem lhe saudeis; porque aquele que lhe dá uma saudação participa das suas más obras” (2 João 1:10).

    soa muito dogmático, não soa? O Paul e o John não parecem nada amorosos. Não podemos deixar de nos perguntar o quão populares seriam hoje esses primeiros líderes da Igreja com a Igreja média, que repete sem pensar: “vamos abandonar as diferenças doutrinais por causa da unidade.”

    the leader who wanted his denomination to stick together even though they were dividing over the issue of homosexual leaders said, ” If you must make a choice between heresy and schism, always choose heresy.”A sério? Infelizmente, sim. Ele estava realmente dizendo que é melhor para a denominação ou igreja ser unida e herética do que dividida sobre qualquer coisa – incluindo heresia.Paulo teria algumas palavras para dizer enquanto advertia ainda mais os gálatas: “se algum homem vos está pregando um evangelho contrário ao que recebestes, ele será amaldiçoado” (Gálatas 1:9). Esta é uma maneira mais agradável de dizer: “Deixe-o ser dedicado para a destruição eterna.”3

    Imagine as implicações: O ministro que chama o pecado aceitável é auto-condenado; a igreja que escolhe ignorar ou reescrever o que os Apóstolos ensinaram está efetivamente votando para renomear sua igreja Ichabod. Que a igreja ainda pode ter Serviços; pode acender velas e vestir coros, mas está virtualmente sob o anátema permanente de Cristo até que se arrependa e regresse ao Evangelho.Julgar a doutrina errada não é, evidentemente, uma atividade opcional para crentes genuínos. Em essência, Paulo está dizendo: “Se a Igreja deve escolher entre a heresia e a divisão, deve sempre escolher a divisão.”Tenha isso em mente quando algumas pessoas saem para comprar uma igreja menos divisionista, tendo-o descartado por obedecer às Escrituras.

    4. É justo julgar nossa cultura à luz das Escrituras.Paulo escreveu aos crentes Coríntios: “mas aquele que é espiritual avalia todas as coisas “(1 Coríntios 2:15). Isso cobre tudo o resto.Paulo está endossando o pensamento crítico e o julgamento crítico por parte do alerta, discernindo os cristãos. Um cristão espiritualmente perspicaz julga “todas as coisas” – isto é, examina, investiga, inquieta, questiona e discerne todas as coisas. Ele não segue a multidão sem pensar . . . pagão ou Cristão.

    fizemos um exercício com os nossos filhos enquanto cresciam; foi chamado de “detectar a mentira”.”Seguindo um anúncio de TV ou programa que eles foram autorizados a assistir, Nós pedíamos que eles nos contassem as mentiras sutis envoltas dentro do programa ou comercial. Mesmo em uma idade jovem eles foram capazes de desenvolver a capacidade de pensamento crítico e se tornaram bastante hábeis no exercício.

    Local a mentira: as pessoas inteligentes têm este modelo de telefone celular; roupas elegantes fazem os homens e mulheres de sucesso; boas mães alimentam seus filhos esta marca; os pais são desnecessárias, pois as mães (ou os filhos) vir para o resgate; o sexo pode ser seguro, independentemente de quem está com você; o seu cão realmente quer comer alimentos que contém legumes; cabe à raça humana salvar o planeta, etc.O nosso problema não é que a Igreja pense muito criticamente – é que a Igreja não está a pensar de todo enquanto absorve as mentiras da sua cultura. Prodígios são pessoas que simplesmente se abandonaram às mentiras.

    tenha em mente que ser um pensador crítico não significa que você tenha o direito de se tornar uma pessoa crítica. São dois animais diferentes. As pessoas críticas queixam-se de tudo sem qualquer razão Bíblica. Eles simplesmente nasceram no caso acusativo. Eles não são modelos de discernir o cristianismo.

    há uma diferença entre ser crítico e pensar criticamente. Há uma diferença entre julgar também – o que é inaceitável – e julgar sabiamente todas as coisas, o que é ordenado.Os crentes de hoje estão enfurecidos e desafiados por uma vasta gama de conselhos conflitantes, diferentes perspectivas religiosas e pregando líderes pseudo-espirituais.Estamos vivendo um dia em que o discernimento espiritual é de suma importância. A Igreja deve ser capaz de julgar experiências, tendências e crenças à luz das Escrituras. Podemos ver a mentira?William Tyndale, em 1526, considerou o sentimento religioso de sua época uma mentira. A Igreja havia declarado a Bíblia como um livro apenas para ser possuído, lido e interpretado pelos sacerdotes. As Bíblias estavam acorrentadas a púlpitos e fora dos limites da população. Tyndale rejeitou esta noção política e religiosamente correta de sua época e deu aos seus compatriotas uma tradução inglesa das Escrituras. Ele pagou pelo seu julgamento sobre a Igreja com a sua própria vida.Claramente, há razões e momentos em que é justo julgar. Mas alguém pode perguntar: “não há momentos em que é errado julgar alguém?”A resposta a isso é absolutamente.Quando é errado julgar?
    1. É errado julgar alguém antes de conhecer todos os factos do caso.O Apóstolo João escreveu: “a nossa lei não julga um homem a menos que ele ouça primeiro dele e saiba o que ele está fazendo” (João 7:51).Em outras palavras, o crente nunca deve julgar por um capricho, uma impressão, um rumor. Os fatos são necessários, e o crente deve ser rápido a ouvir e lento a falar.

    2. É errado julgar quando julgar é baseado nas convicções e/ou preferências de uma pessoa.Romanos 14 deixa claro que as decisões pessoais podem direcionar atividades em áreas onde as escrituras são silenciosas. Por exemplo, a Bíblia não trata especificamente de cartões de crédito, práticas de Encontros, cirurgia plástica, ver televisão, usar guitarras elétricas na Igreja, ad infinitum.Se o nosso julgamento de outro crente é baseado em diferenças de opinião sobre questões como estas, para citar algumas, torna-se julgamento.

    e não ignore o fato de que este tipo de julgamento pode viajar em ambas as direções. Aqueles que condenam os outros por permitir certas coisas em suas vidas não estão certos; nem aqueles que zombam dos crentes que escolhem diretrizes mais rigorosas para governar suas escolhas.

    julgar Preferências não é o mesmo que julgar uma violação Bíblica porque são simplesmente opiniões diferentes ou escolhas pessoais. E nestas questões de preferência e convicção pessoal, não devemos julgar.É uma lição difícil de aprender que Deus muitas vezes abençoa as pessoas com quem discordamos.

    3. É errado julgar alguém atacando os seus motivos.Paulo escreveu: “portanto, não continueis a julgar antes do tempo, mas aguardai até que venha o Senhor, que trará à luz as coisas escondidas nas trevas e revelará os motivos dos corações dos homens” (1 Coríntios 4:5).

    este texto certamente nos instrui a deixar fora julgamento que diz respeito aos motivos. Implica que só o Senhor é capaz de julgar os motivos e intenções, já que só ele pode ver o coração. Portanto, devemos limitar o nosso julgamento a ações observáveis e deixar motivos ocultos para o Senhor avaliar no julgamento vindouro.Temos de ter o cuidado de dar às pessoas o benefício da dúvida. Se tudo o que temos de confiar é na nossa percepção dos motivos de outra pessoa, os nossos julgamentos serão distorcidos.Uma das razões pelas quais a Bíblia exige que duas ou mais testemunhas concordem com acusações feitas contra outro crente é porque uma pessoa pode muito facilmente interpretar mal ou interpretar mal os motivos de outra pessoa. Só uma pessoa pode correr para o julgamento. Assim, tomar o tempo para reunir conselhos adicionais muitas vezes irá atrasar o processo o suficiente para chegar cuidadosamente à verdade.Entretanto, faríamos bem em recordar algo que os rabinos judeus ensinaram há séculos – o que consideravam ser as seis maiores obras que uma pessoa podia fazer:

    • estudar as Escrituras
    • visite o doente
    • mostrar bondade para com estranhos
    • oram
    • ensinar as crianças as Escrituras
    • acho que o melhor das pessoas

    alguém que dá o benefício da dúvida pode ser o primeiro passo para evitar a armadilha de renderização de errado julgamento.

    4. É errado julgar quando o ato de julgar se torna uma demonstração de auto-justiça.Jesus disse Em Mateus 7:1: “Não julgueis para que não sejais julgados.”

    we’re back to that verse again!Jesus não pode estar proibindo todas as outras formas de julgamento que acabamos de ver validadas nas escrituras – houve várias ocasiões em que fomos ordenados a julgar. O que precisamos entender é que o Senhor está se referindo a um tipo de julgamento típico dos líderes religiosos. O Senhor estava falando com fariseus (líderes judeus) que eram bem conhecidos por suas atitudes censoriais, pietísticas e críticas de julgamento que amavam expor e embaraçar o pecador. Eles gostavam de atacar o pecador sem nunca propor uma solução. Para eles, e para qualquer um com a sua atitude, nosso Senhor advertiu naquele mesmo versículo: “porque no modo como julgais, sereis julgados “(Mateus 7:2).Em outras palavras, o auto-justo, condenando o julgamento constrói sua própria Forca-especialmente quando indivíduos auto-justos se recusam a lidar com seu próprio comportamento pecaminoso.Jesus ilustrou este princípio quando os homens trouxeram perante ele uma mulher que tinha sido apanhada no ato de adultério. Estes juizes orgulhosos com vidas pecaminosas privadas tinham vindo não só para condenar o adúltero, mas para encurralar o Salvador.Depois de aparentemente ignorar estes homens e as suas presas capturadas, o nosso Senhor inclinou-se e começou a escrever na terra. Então João registra: “mas quando eles persistiram em perguntar – lhe, ele endireitou-se e disse-lhes: “Aquele que está sem pecado entre vós, seja ele o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (João 8: 7).

    então mais uma vez ele escreveu – duas vezes lemos que o Senhor escreveu no chão.Há alguns que especulam que Jesus estava rabiscando na areia porque tinha vergonha de estar preso em tal dilema. Outros especularam que Jesus se inclinou e escreveu na areia porque ele não sabia o que dizer. A resposta real a este comportamento estranho de nosso Senhor é revelada no próprio texto. Este é o único evento no Novo Testamento onde Jesus é mostrado para estar escrevendo algo.

    o que é ainda mais revelador é que o verbo grego habitual para escrever não é usado. Em vez disso, a palavra que é usada significa “escrever um registro contra”: kategraphen.4 a mesma palavra aparece na Septuaginta de Jó 13: 26: “porque escreves (kategraphen) coisas amargas contra mim.”

    In the stillness of that temple court, Jesus is reveling the hypocrisy of judging others while at the same time hiding a pródigo heart.O que Jesus registrou na areia? Ele estava a escrever um registo contra estes homens . . . um registo dos pecados que tinham escondido nas sombras escuras das suas vidas privadas.Peter Marshall uma vez imaginou: Jesus Cristo viu em seus próprios corações, e esse dedo comovente escreveu: idólatra, mentiroso, bêbado, Assassino, adúltero. O estrondo de pedra após pedra caindo no pavimento como um a um, eles se arrastaram, esgueirando-se nas sombras, arrastando-se para as ruas lotadas para se perderem na multidão.João narra essa mesma coisa: “e quando a ouviram, começaram a sair um a um, começando pelos mais velhos, e ele ficou sozinho, e a mulher onde ela estava, no centro da corte” (João 8:9).

    o que aconteceu a seguir tem sido muitas vezes mal interpretado como tolerância ao pecado. João escreve: “endireitando-se, Jesus lhe disse:’ Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E Jesus disse: Eu também não te condeno. Vá. A partir de agora, o pecado não mais'” (João 8:10-11).

    Imagine esta cena: o pátio do templo está agora deserto por causa do desaparecimento de seus acusadores. Só Jesus tem o direito de lançar a primeira pedra, mas ele olha para ela e basicamente diz que não vai fazer isso. Não é o contrário da disciplina? Jesus ignorou o pecado dela? O seu fracasso em apedrejá-la não seria prova suficiente de que nunca devemos julgar ou condenar alguém em pecado? Nem por isso.Há duas coisas muito importantes que você deve entender sobre a resposta de Cristo:

    Jesus Cristo não descartou seu pecado; ele disse a ela para parar de pecar.Os juízes humanos só queriam uma coisa: queriam condenar. Jesus, O Justo Juiz, também queria uma coisa: ele desejava perdoar.

    qualquer Igreja verdadeira envolvida em repreender, desafiar e julgar comportamentos pecaminosos anseia fazer a mesma coisa – perdoar – Se essa pessoa se vira do pecado.O nosso Senhor disse-lhe para parar de pecar. Ele confrontou o seu estilo de vida de imoralidade. Ele não disse: “a costa está livre . . . volta para aquele homem com quem estavas . . . tenta lembrar-te de trancar a porta da próxima vez.”Dificilmente! Ele disse: “Vai, e pára de pecar. Em outras palavras, o Senhor lhe disse: Suas ações estão erradas. Pare de viver a vida pecaminosa de uma mulher adúltera.”

    Jesus Cristo não só perdoou o seu passado, como também lançou um desafio para o seu futuro.Isto não foi um perdão fácil. Isto não foi tolerância à imoralidade pecaminosa. Jesus confrontou a mulher com uma escolha naquele dia: ou volta aos seus velhos costumes ou vive à luz da Graça de Deus como uma mulher perdoada. Ela foi desafiada por Deus encarnado para viver um modo de vida inteiramente novo.Temos todos os motivos para acreditar que sim. A sua humilde resposta a Cristo implicava isso. Não consigo imaginar que ela se tenha esquecido daquela tarde de graça e desafio que veio dos lábios do Senhor.Este artigo é uma adaptação do livro de Stephen Davey em busca de prodígios. Originalmente apareceu no livro como o capítulo intitulado “O princípio”. Foi publicado pela Kress Biblical Resources (The Woodlands, TX, 2010) e é usado por Permissão.

    END NOTES
    1 Fritz Rienecker and Cleon Rogers, Linguistic Key to the Greek Testament (Regency, 1976), p. 237.

    2. “Episcopal Bishop: Tolerance of Heresy Better Than Schism” Christian Headlines.com, February 3, 2004. www.crosswalk.com/1244430 acessado em 11 de novembro de 2014.

    3 Rienecker and Rogers, P. 500.

    4 John Armstrong, the Compromised Church (Crossway Books, 1998), p. 175.

    BIO
    Stephen Davey tem sido o presidente do Seminário Teológico Shepherds desde a sua criação em 2003. Estêvão também serve como pastor/professor da Igreja do Pastor (www.shepherdschurch.com), bem como o principal professor de Bíblia para a sabedoria Internacional (www.wisdomonline.org).



+