a mensagem secreta de amor de Gita

o amor é uma das palavras mais faladas e menos compreendidas no nosso vocabulário diário. O amor é comumente equiparado com o prazer sensual, mas tal titilação superficial oferece satisfação substancial ao coração? O sofrimento do estômago faminto por comida é bem reconhecido, mas a agonia do coração faminto por amor é muitas vezes negligenciada.

Love founded in truth

In our love-starved society, The conclusion of the Bhagavad-gita – its hidden message of love – is a much-needed healm. A Gita foi aclamada como uma obra-prima filosófica por eminentes pensadores como Albert Einstein, Ralph Waldo Emerson, Henry David Thoreau, Herman Hesse e Mahatma Gandhi.Krishna começa sua mensagem de amor iluminando Arjuna: somos todas almas, seres espirituais (Gita 2.13), com o direito de se alegrar no amor eterno com o Deus supremamente amável e amoroso,Krishna. Quando nossa natureza amorosa é contaminada pelo egoísmo, começamos a amar as coisas mais do que as pessoas – especialmente a Pessoa Suprema. Este amor mal direccionado forja a nossa identificação errada com os nossos revestimentos corporais temporários e impele-nos a explorar os outros para os nossos desejos egocêntricos. A virtuosa Arjuna exemplifica a primitiva alma amorosa, enquanto o cruel Duryodhana exemplifica a alma pervertida afligida pelo egoísmo. Um médico desejoso que não queira causar dor a ninguém pode ainda ter que realizar uma amputação dolorosa para salvar um paciente. Da mesma forma, Krishna exorta, Arjuna também tem que curar cirurgicamente Duryodhana e seus aliados no campo de batalha de Kurukshetra.

Mesma Pessoa, Múltiplas Personalidades?

além de sua historicidade, o Gita também tem uma mensagem mais profunda e simbólica: as mentalidades exemplificadas por Arjuna e Duryodhana também estão presentes em nossos próprios corações. O cenário do campo de batalha da Gita chama – nos a todos para nos tornarmos guerreiros espirituais e conquistarmos o eu inferior egoísta com o eu superior altruísta. Assim como a sabedoria da Gita fortaleceu Arjuna, ela pode nos capacitar, também, para anunciar o reino do amor em nossos corações — e no mundo em geral.Krishna, o presidente da Gita, é um enigma para muitos. O desportista e carinhoso vaqueiro jovem Krishna de Vrindavana parece contrastar com o filosófico e analítico diplomata-guerreiro Krishna de Kurukshetra. Como é que estas duas personalidades contrastantes estão integradas numa única pessoa? Para responder a esta pergunta, precisamos entender o fluxo de pensamento do Bhagavad-gita, que sobe da diplomacia do campo de batalha para a devoção da morada eterna do amor.

apontando para o amor

In the Gita, Krishna offers a concise overview of the various paths for spiritual progress – karma-yoga, jnana-yoga, dhyana-yoga and bhakti-yoga. Simultaneamente ao longo do Gita, ele deixa pistas de que há uma mensagem secreta; um segredo que apenas um coração cheio de amor pode compreender (Gita 4.3). É por isso que no final de quase todos os capítulos ele enfatiza bhakti-yoga. Considere o seguinte::

  1. o sexto capítulo explica dhyana-yoga de forma bastante elaborada, mas conclui que o bhakti-yogi é o yogi mais alto (6.47). Que bhakti-yoga é a forma mais segura e a mais bem sucedida do yoga é também estabelecida através da comparação no final do capítulo oito (8.26-28)
  2. o décimo quarto capítulo fornece uma análise sistemática de como todas as almas estão presas pelos três modos da natureza material – uma análise típica de jnanis, mas então Krishna conclui no penúltimo verso do Capítulo (14.27) que a única maneira de transcender os três modos é através de um serviço devocional desdobrável. Que o bem sucedido jnani se torna um bhakta também é declarado em 7.19 e 18.54.O quinto capítulo apresenta nishkama karma-yoga, mas conclui que a aceitação de krishnaas o único proprietário, benfeitor e enjoyer – um princípio implícito de bhakti – é o caminho para uma paz duradoura (5.29). Que a oferta devocional de karma ao Senhor é o culminar do karma-yoga também é indicado nas 3.9 e 3.30.

finalmente no clímax da Gita (18.64-66), Krishnabares o amor de seu coração em uma revelação desarmantemente doce, ” porque você é meu muito querido amigo, estou falando a você minha instrução suprema, o conhecimento mais confidencial de todos. Ouve isto da minha parte, porque é para teu benefício. Pensa sempre em mim, torna-te meu devoto, adora-me e presta-me a tua homenagem. Assim você virá a mim sem falhar. Prometo-te isto porque és o meu querido amigo. Abandone todas as variedades de religião e entregue-se a mim. Livrar-vos-ei de todas as reacções pecaminosas. Não temas.”

amor: Oculta mas revelada

antes do final inequívoco, a mensagem de amor é escondida e revelada. Está escondido porque Krishna amorosamente acomoda aqueles que ainda não estão prontos para amá-lo, delineando outros caminhos para o seu crescimento espiritual gradual. Todas as almas deste mundo vieram aqui devido à sua inveja do Senhor (7.27), devido ao seu desejo de desfrutar como ele em vez de com ele no mundo espiritual. De fato, Krishna afirma explicitamente (9.1) que ele revela a essência mais secreta da Gita – sua mensagem de amor – para Arjuna principalmente porque ele é não invejoso. Se Krishna revela suas opulências a Almas invejosas, essa revelação só irá aumentar sua inveja e tornar mais difícil para eles voltar para ele. Assim, ele os acomoda, parecendo oferecer outros caminhos que os farão lentamente separados do prazer material e, eventualmente, capazes de se tornarem atraídos por ele, ouvindo suas glórias.Mas, para aqueles que são de mente aberta e dispostos a desistir da inveja e aceitar o caminho da devoção-facilitado pela associação com seus devotos, Krishna também revela a supremacia do Caminho do amor. Ele faz isso não só no final, mas também nos capítulos nono e décimo segundo, bem como em vários outros lugares (2.61, 3.30, 11.54, 12.6-7, e 13.18). Em última análise,Krishnais anseando por nosso amor – porque ele sabe que é a única maneira de nos tornarmos plena e eternamente felizes. Srila Prabhupada faz este segredo do Gita abrir em seu próprio prefácio, ” pelo feitiço da ilusão tenta-se ser feliz servindo a sua gratificação de sentido pessoal em diferentes formas que nunca o farão feliz. Em vez de satisfazer seus próprios sentidos materiais pessoais, ele tem que satisfazer os sentidos do Senhor. Essa é a mais alta perfeição da vida. O Senhor quer isto e exige-o. É preciso entender este ponto central de Bhagavad-gita. O movimento ourishnaconsciousness está ensinando ao mundo inteiro este ponto central”

Krishna defende, não a crença religiosa sectária, mas o amor espiritual universal. Ele não só ensina este amor, mas também o demonstra. Ele aceita alegremente o papel subalterno de um cocheiro para ajudar seu devoto Arjuna na batalha. A natureza única da relação mestre-servo espiritual é que assim como o devoto serve Krishna,Krishna também serve o devoto. Srila Prabhupada ressalta que esta relação é completamente diferente de sua contraparte mundana exploradora e é “a forma mais íntima de intimidade.”A culminação deste amor divino é revelada nos passatempos Vrindavan, onde krishnahappily assume um papel subordinado ou íntimo para retribuir o amor com seus servos. Assim Kurukshetra realmente aponta para Vrindavana. A mensagem Kurukshetra, apesar de seu cenário de campo de batalha, é essencialmente um evangelho de puro amor espiritual. E os passatempos Vrindavana, apesar de seu contexto romântico pastoral, são uma demonstração desse evangelho. Assim, os dois aspectos aparentemente discordantes da personalidade de Krishna, como vistos em sua mensagem filosófica e em seus passatempos pastorais, compreendem uma progressão concordante que nos anuncia um amor vertiginosamente elevado que se funda no sólido terreno da verdade perene.

as portas do amor estão abertas

este mundo do amor não se restringe apenas aos devotos puros. Krishna assegura aos sinceros aspirantes de amor puro que ele os guiará através deste mundo de amor mal orientado, de curta duração, de volta para casa, para o mundo de amor reclamado, interminável: “para aqueles que são constantemente dedicados a servir-me com amor, eu dou a compreensão pela qual eles podem vir a mim. Para lhes mostrar misericórdia especial, eu, morando em seus corações, destruo com a lâmpada brilhante do conhecimento a escuridão nascida da ignorância.” (10.10-11)

Beatle George Harrison apropriadamente descreveu Krishna como o ” Deus que ama aqueles que o amam.”Claro, Krishna declara na Gita (18.64) que ama a todos – mesmo aqueles que não o amam, mas apenas aqueles que tentam amá-lo podem experimentar o seu amor. Isto é semelhante a como o Sol oferece luz a todos – mesmo aqueles que não reconhecem sua existência e benevolência, mas apenas aqueles que saem de suas salas escuras podem experimentar a sua iluminação. Quando escolhermos o caminho do amor revelado por Krishna, ele por sua vez iluminará nosso coração com sabedoria divina e amor espiritual. A maneira mais fácil de expressar nosso amor por Krishna e experimentar seu amor por nós é cantando os nomes santos como a Hare Krishna mahamantra (10.25).Assim, o Gita é essencialmente uma revelação do amor da Divindade pela humanidade, bem como um chamado de amor pelo amor recíproco da Humanidade pela divindade. Vamos, portanto, trilhar o caminho do amor revelado por Krishna. Amemos e sejamos amados.



+