capítulo de Josué 5

A. The second work at Gilgal: A radical obedience.

1. (1) o temor dos inimigos de Israel à fé e obediência de Israel.

foi Assim, quando todos os reis dos Amorreus que estavam ao oeste do Jordão, e todos os reis dos Cananeus que estavam ao lado do mar, ouviram que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão de diante dos filhos de Israel, até que tinha cruzado, que o seu coração derretido; e não havia mais espírito neles por causa dos filhos de Israel.O seu coração derreteu, e não havia mais espírito neles por causa dos filhos de Israel: O derretimento dos corações é uma grande coisa se derretem ao arrependimento. Mas às vezes os corações derretem diante de Deus, e depois solidificam novamente em um estado ainda mais difícil.Ouvi dizer que o Senhor tinha secado as águas do Jordão de diante dos filhos de Israel.: Quando nossos inimigos espirituais vêem que estamos confiando em Deus e estamos dispostos a sair em fé obediente – mesmo quando parece loucura – eles perdem instantaneamente a confiança em sua batalha contra nós.Podemos esquecer, mas nossos inimigos espirituais sempre se lembram que se Deus é para nós, quem pode ser contra nós? (Romanos 8: 31) eles sabem que quando estamos realmente confiando em Deus, a sua derrota está assegurada.

2. (2-8) a circuncisão de Israel em Gilgal.Naquela época, o Senhor disse a Josué: “Faça facas de sílex para si mesmo, e circuncide novamente os filhos de Israel na segunda vez.”Assim Josué fez facas de sílex para si, e circuncidou os filhos de Israel no Monte dos prepúcios. E esta é a razão pela qual Josué os circuncidou: todo o povo que saiu do Egito, que eram homens, todos os homens de guerra, haviam morrido no deserto, no caminho, depois de terem saído do Egito. Pois todo o povo que saiu fora tinha sido circuncidado, mas todo o povo nascido no deserto, no caminho como saiu do Egito, não tinha sido circuncidado. Para andaram os filhos de Israel no deserto por quarenta anos, até que todas as pessoas que eram homens de guerra que saíram do Egito, foram consumidos, porque eles não obedeceram à voz do SENHOR; aos quais o SENHOR jurou que Ele não iria mostrar-lhes a terra que o SENHOR jurou a seus pais dar-nos, “uma terra que mana leite e mel.”Então Josué circuncidou seus filhos que ele criou em seu lugar; porque não eram circuncidados, porque não tinham sido circuncidados pelo caminho. Assim, tendo acabado de circuncidar todo o povo, ficaram em seus lugares no arraial até serem curados.Faz facas de sílex para ti e circuncida os filhos de Israel pela segunda vez: aparentemente, durante os quarenta anos de espera no deserto, nenhum dos filhos nascidos durante esse tempo tinha sido circuncidado. Agora Deus ordenou que isto fosse feito.Josué esclarece a razão pela qual havia uma nova geração nascida no deserto .: porque a velha geração não obedeceu à voz do Senhor e tomou pela fé a promessa de uma terra que mana leite e mel.Esta nova geração foi criada em … lugar da geração da incredulidade. A obra de Deus iria continuar, mas o povo de Deus que tinha incredulidade não iria participar.Então Josué circuncidou seus filhos: a circuncisão sempre foi um poderoso ato de consagração a Deus. Nele, um israelita disse: “Eu não sou como as outras nações. Ouço deus e faço o que ele diz que devo fazer.”Estava saindo em obediência fiel e identificando-se como um do povo do Senhor. Renunciava à carne e ao mundo. Estava morrendo para si mesmo e vivendo para Deus.

C. Eles ficaram em seus lugares no acampamento até que foram curados: Obviamente, isso foi suicida do ponto de vista militar. Todos os homens em idade de lutar foram completamente vulneráveis e incapazes de lutar por um período de vários dias, até que foram curados.

I. Gênesis 34: 24-25 descreve como Simeão e Levi mataram todos os homens em uma cidade depois de enganá-los para tê-los todos circuncidados. Enquanto os homens eram incapazes de lutar corretamente, eles foram massacrados em retaliação, porque o príncipe daquela cidade havia estuprado Diná, a irmã de Simeão e Levi. Este poderia ter sido o destino de Israel aqui em Josué 5.

D. até que eles foram curados: assim, não só Israel atravessou o Jordão em um lugar militarmente indesejável (bem na frente de Jericó, o posto militar mais forte dos cananeus), eles também incapacitou seu exército por vários dias. Eles fizeram isso porque confiavam em Deus, e suas direções, em vez de sua própria sabedoria.

I. Eles foram colocados no lugar onde eles podiam confiar em nada além de Deus sozinho-um lugar difícil, mas um bom lugar.2. Deus só lhes perguntou isto depois de mostrar a sua grandeza na travessia do Rio Jordão. Quando nos lembramos de todas as coisas que o poder de Deus fez em nossas vidas, estamos dispostos a confiar nele com uma obediência radical.

3. (9) o efeito: Deus Afasta a sua reprovação.Então o Senhor disse a Josué: “Hoje afastei de vós o opróbrio do Egito.”Por isso o nome do lugar se chama Gilgal até hoje.

A. Hoje afastei de vós o opróbrio do Egito; esse opróbrio era a sua vergonha do Egito, a vergonha da sua Escravidão degradante.

I. A censura foi retirada pela sua confiança radical e obediência a Deus, tomando a ação específica que ele lhes disse para fazer.Portanto, o nome do lugar é chamado Gilgal: Deus chamou Israel para um lugar onde eles se viam como estavam nele. Pela fé, eles podiam ver-se como um povo obediente, confiantes, e para parar de se ver como eles estavam em sua escravidão e Escravidão.

I. É claro que esta é a mesma obra que Deus quer fazer em nós, tirando a desonra e a vergonha do nosso pecado e rebelião anteriores, e vendo-nos como Quem Somos em Jesus.The third work at Gilgal: a redemption remembered.

1. (10-11) a Páscoa é celebrada: olhando para trás para a sua redenção do Egito.

agora os filhos de Israel acamparam em Gilgal, e mantiveram a Páscoa no décimo quarto dia do mês, ao crepúsculo, nas planícies de Jericó. E comeram da produção da terra no dia seguinte à Páscoa, no mesmo dia, pão ázimo e grão seco.

A. e manteve a Páscoa: a Páscoa original em si nunca poderia ser repetida, mas havia poder em sua lembrança. Eles estavam sempre a viver lembrando que eles eram um povo entregue e lembrando a obra de Deus de libertação.

b. Após a Páscoa: da mesma forma, devemos estar em constante lembrança de nossa redenção no Calvário e viver nossas vidas na sombra da cruz.

2. 12) uma nova fonte de disposições: Deus pára o maná.Então o maná cessou no dia seguinte que comeram os produtos da terra; e os filhos de Israel já não tinham maná, mas comiam o alimento da terra de Canaã naquele ano.Em seguida, o maná cessou no dia seguinte que eles tinham comido os produtos da terra: quando as pessoas foram capazes de se sustentar a partir dos ricos produtos de Canaã, Deus parou o maná. Ele não queria que eles ficassem preguiçosos, mas que entrassem numa nova parceria de confiança com ele.Tinha de confiar em Deus para trazer o maná todos os dias.; mas também tinhas de confiar nele para te sustentar por outros meios.

B. eles comeram o alimento da terra de Canaã naquele ano: Deus sempre fornece; Mas ele é perfeitamente livre para mudar a fonte de sua provisão de tempos em tempos. Precisamos confiar Nele, não na sua forma de provisão, ou tropeçaremos quando isso mudar.A cidade de Gilgal tornou-se uma praia e um acampamento para Israel na conquista de Canaã. Eles voltaram para lá depois da batalha e lembraram-se, encontrando força na lembrança do memorial, sua obediência e sua redenção.

II. É bom ter um lugar como o Gilgal na nossa vida. Este é um lugar onde primeiro chegamos às promessas de Deus, um lugar de memorial, um lugar de obediência e redenção.

3. (13-15) Josué encontra-se com o comandante do exército do Senhor.E aconteceu que, quando Josué estava perto de Jericó, levantou os olhos e olhou, E eis que um homem estava em frente a ele com a espada desembainhada na mão. Então Josué foi ter com ele e disse-lhe: És tu para nós ou para os nossos adversários?”Então ele disse:” Não, mas como comandante do exército do Senhor eu vim agora.”E Josué caiu de bruços sobre a terra e adorou, e disse-lhe: “o que diz O meu Senhor ao seu servo?”Então o comandante do exército do Senhor disse a Josué:” tira a sandália do teu pé, pois o lugar onde estás é santo.”E o Joshua fê-lo.Eis que um homem estava em frente a ele com sua espada desembainhada em sua mão: Josué corajosamente se aproxima deste homem misterioso com uma espada desembainhada. Como um pastor sobre o povo de Deus, ele tem a responsabilidade de ver se este homem é um amigo ou um inimigo.

B. Are you for us or for our adversaries: Esta era uma pergunta lógica para este homem impressionante. A resposta do homem foi curiosa, quase esquiva. “Não” Não foi uma resposta adequada para a pergunta de Joshua.De certa forma, o homem recusa-se a responder à pergunta de Josué porque não é a pergunta certa, e não é a pergunta mais importante a ser feita na época.A questão não era se o Senhor estava do lado de Josué. A pergunta apropriada era se Josué estava do lado do Senhor.Comandante do exército do Senhor: Este era o próprio Deus puxando a patente de Josué, que ele mesmo era um grande líder militar – mas ele não era comandante-em-chefe.Sabemos que este Ser, diante de Josué, era Deus. Embora o comandante-título do exército do Senhor pudesse talvez aplicar-se a um anjo (Como Miguel, baseado numa passagem como Apocalipse 12:7), a queda de Josué, e a adoração é inconsistente com anjos, que nunca recebem adoração (Apocalipse 22:8).

II. O Exército do Senhor aqui é usado de uma forma que implica que os exércitos comandados são exércitos angélicos. Este é um ser que comanda anjos.Além disso, Josué se refere ao anjo Como meu senhor; mas, acima de tudo, o comando para remover suas sandálias (uma imagem de nossa humanidade e contato com um mundo “sujo”), era para Josué (que leu e conhecia Êxodo 3:4-6 porque ele estava na Palavra de Deus) prova clara de que o homem que estava diante dele era a voz do arbusto ardente.A idéia de Jesus, a segunda pessoa da Trindade, aparecendo como um homem antes de Belém é provocativa, mas lógica. Sabemos que ele existia antes de Belém (Micah 5: 2); por que não deveria ele, em ocasiões isoladas mas importantes, aparecer em forma corporal? Esta ideia também é evidente em passagens como Gênesis 18: 16-33, 32:24-30, e juízes 13:1-23.E Josué o fez: a submissão total de Josué a Jesus Cristo mostra que ele sabe quem realmente está no comando. É também uma garantia virtual de vitória para Israel. Quando seguimos o comandante do exército do Senhor, como podemos perder?Por que Jesus veio a Israel neste momento estratégico?

* ele veio instruir Josué no plano de capturar Jericó. Josué irá realizar um plano no capítulo seguinte que é tão improvável que só poderia ter sido iniciado sob o comando direto de Deus.



+