Capítulo Tito 3

A. Lembre-se de boas obras.

1. (1-2) lembre-se de viver vidas obedientes e bondosas.Lembre-os de estarem sujeitos a governantes e autoridades, de obedecer, de estar prontos para toda boa obra, de não falar mal de ninguém, de serem pacíficos, gentis, mostrando toda a humildade a todos os homens.Lembre-os: na gramática do texto grego antigo, a lembrança está no tempo presente: “continue lembrando.”Tito deveria lembrar constantemente os cristãos sob seu cuidado para mostrar respeito e humildade adequados para com todas as pessoas, particularmente aqueles em uma posição de autoridade.Conhecendo o caráter às vezes difícil do povo de Creta (como mencionado anteriormente em Tito 1:12), Este comando para ser sujeito a governantes e autoridades tinha um significado especial.”É talvez significativa a diferença entre Creta e a província Da Ásia, no que diz respeito ao respeito pela lei, que em 1 Timóteo 2:1-3, são dadas razões pelas quais devemos orar pelos governantes, enquanto aqui é ordenado o dever mais elementar de obediência.”(Branco)

B. pronto para todo bom trabalho: se nós simplesmente nos concentramos em estar sujeitos a governantes e autoridades, é fácil tornar a vida cristã passiva. Tito não deve permitir isso, e também lembrá-los de estar prontos para todas as boas obras.Fala mal de ninguém … pacificável … gentil, mostrando toda a humildade a todos os homens. : Esta é uma bondade distintamente Cristã, vinda não de boas maneiras simples, mas de saber quem somos e quem os outros são no coração de Jesus.

2. (3) lembre-se do que você costumava ser.Pois nós próprios também fomos uma vez tolos, desobedientes, enganados, servindo várias cobiças e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando uns aos outros.Isto mostra por que Tito deveria lembrá-los das coisas mencionadas em Tito 3:1-2. Lembrar onde estivemos nos mostra que a natureza caída não está tão longe de nós, e precisamos constantemente lembrar para ficar onde devemos estar no Senhor.

I. Para nós mesmos: “você não precisa supor que é inútil imaginar que estes Cretos selvagens podem ser recuperados. Nós mesmos somos uma prova viva do poder da Graça de Deus.”(Branco)

B. Também foram uma vez tolos, desobedientes, enganados: lembrar esta obra de Deus constrói quatro coisas em nós.

· segundo, humildade como vemos que foi o seu trabalho que nos mudou.Terceira, bondade para com os outros no mesmo lugar.Finalmente, fé de que Deus pode mudar aqueles que ainda estão naquele lugar.

3. (4-8) Lembrai-vos da grande salvação de Deus.

Mas quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, para o homem apareceu, não pelas obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que Ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, que tendo sido justificados pela Sua graça, nós devemos nos tornar herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Este é um ditado fiel, e estas coisas eu quero que você afirme constantemente, que aqueles que creram em Deus devem ter cuidado para manter boas obras. Estas coisas são boas e lucrativas para os homens.Mas quando apareceu a bondade e o amor de Deus Nosso Salvador para com o homem: quando estávamos no lugar descrito por Tito 3:3, não nos salvamos. Fomos resgatados pela bondade e pelo amor de Deus. Ele contactou-nos muito antes de o contactarmos.Não pelas obras de Justiça que temos feito: a nossa salvação não é baseada em nenhuma obra de Justiça que tenhamos feito. Por si só, a resposta a um chamado ao altar não salva. Dizer a oração do pecador não salva. O batismo não salva. A presença na igreja não salva. Dar não salva. Ler a Bíblia não salva. Cada uma delas pode ser obras maravilhosas de justiça, mas elas não nos salvam. Em vez disso, de acordo com a sua misericórdia, Ele salvou-nos. Ele nos salvou: esta é a essência e o distintivo do evangelho. Podemos notar a ênfase: de Deus … não por obras … Sua misericórdia … Ele nos salvou … do Espírito Santo … Ele derramou … através de Jesus … por sua graça… herdeiros. Deus é sempre o iniciador, e nós recebemos dele antes de dar qualquer coisa de volta.

D. Através da lavagem da regeneração: Estas palavras são comumente tomadas como uma referência ao batismo, e esta passagem às vezes é citada em apoio à ideia de regeneração batismal. No entanto, não podemos dizer que Paulo menciona especificamente o batismo aqui, e o único outro uso da palavra grega antiga traduzida lavando aqui está conectado com a limpeza espiritual do crente pela Palavra de Deus através da fé (Efésios 5:26).

I. ” No LXX a palavra, que ocorre três vezes apenas, em cada ocasião parece representar não o receptáculo, mas a própria lavagem. Este é também o sentido na única outra ocorrência do Novo Testamento, Efésios 5: 26 ,a lavagem da água pela palavra.'”(Guthrie)

II. “A maioria dos comentaristas tomam a lavagem como uma referência ao batismo na água. Mas se o batismo na água é o meio que produz o renascimento espiritual, então temos o ensinamento questionável de uma agência material como meio indispensável para produzir um resultado espiritual (mas cf. Mateus 15: 1-20; Romanos 2: 25-29; Gálatas 5:6). Aceitamos a lavagem como um ato interior divino, embora a experiência seja vista como confessada abertamente diante dos homens no batismo.”(Hiebert)

E. aqueles que creram em Deus devem ter cuidado para manter boas obras: isto nos lembra para o que somos salvos – para manter boas obras. Só a fé salva, mas a fé que salva não está sozinha. Nunca devemos colocar a Carroça da obra diante do cavalo da Graça!A teologia do cristianismo é baseada na Graça; a ética do cristianismo é baseada na gratidão.”(Briscoe)

4. Lembrem-se de manter o rumo.Mas evitem disputas insensatas, genealogias, disputas e lutas sobre a lei, porque são inúteis e inúteis. Rejeite um homem divisor depois da primeira e segunda admoestação, sabendo que tal pessoa é distorcida e pecadora, sendo auto-condenada.Evitar disputas tolas: estas são algumas das coisas que não devem ser ensinadas contra Tito 1: 11. Estas disputas tolas são simplesmente inúteis e inúteis. Em vez disso, Tito deve se concentrar na simples palavra de Deus.Evite: “a palavra peristemi significa literalmente virar-se para o outro lado (cf. 2 Timóteo 2: 16 onde é usado de forma semelhante).”(Guthrie)

II. “Os rabinos judeus passavam o seu tempo a construir genealogias imaginárias para os personagens do Antigo Testamento … É muito mais fácil discutir questões teológicas do que ser gentil, atencioso e útil em casa, ou eficiente, diligente e honesto no trabalho.”(Barclay)

B. rejeitar um homem divisor: Tito deve tomar medidas contra aqueles que insistem em seguir o seu próprio caminho. A sua vontade própria torna-os auto-condenados.”Trabalhai para convencê – lo do seu erro; mas se ele não receber instrução, se ele fechou o coração contra a convicção, queimai-o Vivo? Não, mesmo que comprovadamente um herege em qualquer sentido dessa palavra, e um perturbador da paz da Igreja, Deus não dá a nenhum homem qualquer outra autoridade sobre ele, a não ser para evitá-lo. Não lhe façam mal em corpo, alma, caráter ou substância; não comuniquem com ele; mas o deixem a Deus.”(Clarke)

B. Conclusion thoughts.

1. Lembrem-se das pessoas.Quando eu enviar Artemas para ti, ou Tíquico, seja diligente em vir até mim em Nicópolis, pois eu decidi passar lá o inverno. Mande Zenas o advogado e Apolo em sua viagem com pressa, para que não lhes falte nada.Artemas … Tíquico … Zenas … Apolo: estas palavras pessoais de Paulo-comuns no final de suas cartas – podem parecer insignificantes, mas são realmente muito importantes. Eles comunicam que Paul era um homem real em um mundo real com amigos reais com os quais ele tinha contato regular e cuidado.É natural supor que Artemas ou Tíquico tomaria o lugar de Tito como legado apostólico em Creta. Este exercício temporário de superintendência Apostólica marca uma etapa no desenvolvimento do Episcopado local monárquico no sentido posterior.”(Branco)

II. A Epístola termina com referência a Tíquico, Apolo, Artemas e Zenas. A própria menção desses nomes indica o crescimento do movimento cristão.”(Morgan)

B. que não lhes falta nada: “a palavra final sobre a ocupação mostra claramente o dever dos membros da Igreja Cristã de contribuir para o apoio daqueles que se dedicam à obra do Ministério. “(Morgan)

2. (14-15) Lembrai-vos de fazer boas obras.E que o nosso povo aprenda também a manter boas obras, a satisfazer necessidades urgentes, para que não sejam infrutíferas. Todos os que estão comigo vos saúdam. Saudai aqueles que nos amam na fé. Que a graça esteja convosco. Amem.Para que eles não sejam infrutíferos: este é um tema recorrente através da carta de Paulo a Tito. Paulo estava preocupado que os cristãos poderiam ser estéreis e infrutíferos, mas ainda têm uma garantia “maravilhosamente” confiante de sua posição no Senhor. Em vez de ser infrutífero, o povo de Deus deve aprender a manter boas obras e atender necessidades urgentes.Grace be with you all: “the closing benediction harmonizes with the opening salutation. É uma bênção da Graça, a única diferença é que, no início, ela foi dirigida a Tito, no final, todos aqueles a quem ele ministrou foram incluídos.”(Morgan)



+