Como crescer na fé

como crescer na fé

  1. pedir mais fé a Deus.Concentra-te em obedecer a Deus.Coloque a Palavra de Deus em sua mente.Este artigo mostra como crescer na fé e por que é essencial para os cristãos.Jesus enfatizou a importância de ter fé em relação à sua Segunda Vinda, Jesus fez esta pergunta: “Quando o Filho do Homem vier, ele realmente encontrará fé na terra?”(Lucas 18: 8, ênfase adicionada ao longo).Por que Jesus estava preocupado com as pessoas terem fé?

    Hebreus 11:6 nos diz Por que a fé é tão importante para Deus: “mas sem fé é impossível agradá-lo, porque aquele que vem a Deus deve crer que ele é e que é galardoador dos que diligentemente o buscam.”

    Deus espera que tenhamos fé e que cresçamos na fé! E se realmente crermos em Deus e vivermos de acordo com essa fé, então Deus ficará satisfeito. E vamos ser abençoados! Mas a falta de fé e a falta de viver pela fé desagradam a Deus.Porquê? Porque a honra de Deus está em jogo!Primeiro, o que é a fé?A fé é uma crença inabalável em Deus e nas promessas de Deus. A fé também envolve os mandamentos de Deus. Espera-se que depositemos tanta confiança em tudo o que Deus nos diz para fazer que nós realmente o façamos!Como desonramos a Deus por falta de fé? Quando não acreditamos em Deus, estamos em essência dizendo a Deus: “eu realmente não acredito que você vai fazer exatamente o que você diz que vai fazer. E não acredito que sejas o que dizes ser.”

    e a resposta de Deus a isso é: “Eu sou um Deus que mantém promessas!”

    Deus nunca falhou uma vez—ele sempre manteve as promessas que fez aos seres humanos. E sempre o fará! (Desde que, é claro, atendamos as condições que ele descreve.)

    A Fé é uma das qualidades-chave que Deus procura em nós, por isso só faz sentido que aprendamos a crescer na fé.Graus de fé: da pouca fé à grande fé, quando se trata do assunto da fé, é apenas uma questão de tê-la ou não tê-la? Não, a Bíblia deixa claro que há graus de fé. Jesus descreveu algumas pessoas do seu tempo como tendo pouca fé e outras como tendo grande fé.Então é bom perguntar a nós mesmos: quanta fé temos atualmente? E quão dedicados estamos a aumentar a nossa fé? Precisamos de ter uma fé crescente. Nenhum de nós tem o suficiente.

    a fé é a crença nas promessas de Deus

    às vezes as pessoas religiosas tentam encorajar a fé em áreas onde não há promessas de Deus. Alguém pode dizer: “o nosso grande Piquenique Ao ar livre vem na próxima semana. Arruinaria as coisas se chovesse. Se tivermos fé suficiente, não choverá! Então, tem fé!”

    quanta fé temos atualmente? E quão dedicados estamos a aumentar a nossa fé? A nossa fé precisa de crescer. Nenhum de nós tem o suficiente.Mas há alguma promessa na Bíblia de que não choverá nos dias em que um piquenique especial é planejado? Não existe tal promessa.

    ou alguém poderia dizer, ” eu me candidatei a um emprego que eu realmente quero, e duas outras pessoas estão sendo consideradas além de mim. Vou ter fé que vou conseguir o trabalho que quero. Se eu tiver fé, tenho a certeza que vou conseguir esse emprego.”

    mas não há nenhuma promessa na Bíblia de que Deus—sempre—nos dará o trabalho exato que gostaríamos de ter.Quando as pessoas tomam esta abordagem da fé, o que concluem se as coisas não funcionarem como gostariam? Eles podem dizer, ” é porque eu não tinha fé suficiente.”Será Que Deus dá um cheque em branco àqueles que têm fé Nele?Mas e Marcos 11: 22-24? Jesus disse: “Tem fé em Deus. Pois em verdade vos digo: quem disser a este monte: removei-vos e arrojai-vos no mar; e não duvide no seu coração, mas crê que as coisas que disser se farão, terá tudo o que disser. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes quando orardes, crede que os recebereis, e os tereis.”

    estes versos nos dão uma promessa sem qualificações? Podemos ter a confiança certa de que Deus sempre nos dará tudo o que pedimos?Temos um cheque em branco, por assim dizer?Primeiro, vamos aplicar alguma lógica a estes versos. Se não houvesse qualificações no que pedimos, isso significaria que nunca teríamos de sofrer.Nenhum de nós gosta de sofrer, Pois não? Podíamos pedir que nunca tivéssemos um problema de saúde, nunca tivéssemos um acidente, nunca tivéssemos um problema familiar, nunca tivéssemos um problema financeiro. Estaríamos confiantes de que as nossas vidas poderiam estar livres de stress e sem problemas.Nunca choveria no nosso piquenique especial. Arranjávamos um emprego na Empresa de Widget XYZ.Mas como pode ser? A Bíblia nos diz que é através de “muitas tribulações” ou provações que “entramos no reino de Deus” e que “muitas são as aflições dos justos” (atos 14:22; Salmo 34:19).E consideremos a vida de Jesus. Quando ele orou no Jardim de Getsêmani pouco antes de sua crucificação, Ele conseguiu alguma coisa e tudo o que queria?

    No, He did not.Na verdade, a oração de Jesus Dá-nos um exemplo perfeito a seguir. O seu exemplo qualifica as palavras que lemos no Marco 11. Na oração de Jesus, Ele disse: “Ó meu pai, se for possível, que este cálice passe de mim; no entanto, não como eu quiser, mas como vós quereis” (Mateus 26:39).Jesus fez o seu pedido, depois deixou-o nas mãos do Pai para fazer o que o seu pai sabia que era melhor. Da mesma forma, os cristãos são livres de pedir qualquer coisa a Deus. Ao mesmo tempo, entendemos que para receber esse pedido, ele deve fazer parte da vontade sábia, amorosa e perfeita de Deus para nossas vidas.E se não é de acordo com a vontade de Deus, não devemos querer o nosso pedido de qualquer maneira. Considere este pensamento útil: “Deus não nos dá apenas o que queremos. Ele nos dá tudo o que gostaríamos se soubéssemos tudo o que ele sabe” (Stacey Padrick, “Living With Unfulfilled Longings,” Discipleship Journal).A fé envolve acreditar que Deus sabe melhor. Isso é essencial.A fé crescente é baseada no que Deus promete. a fé deve ser baseada nas promessas específicas de Deus na Bíblia. E temos de ter a certeza de que compreendemos as promessas correctamente.Temos de ter a certeza de que não assumimos que Deus promete algo que não promete. Temos de compreender as suas promessas no contexto que ele lhes dá, que é o contexto do seu plano e propósito para nós.Há muitas promessas claras e fáceis de entender na Bíblia. Aqui estão alguns exemplos de suas promessas ao seu povo:

    • Deus nos proverá todas as nossas necessidades físicas e espirituais (Mateus 6:31-33; Salmo 23:1; Filipenses 4:19).Ele terminará o trabalho espiritual que começou em nós (Filipenses 1:6).Ele nos dará a sabedoria que pedimos enquanto atravessamos a vida (Tiago 1:5). Ele nunca nos deixará ou nos abandonará (Hebreus 13: 5).Ele nunca permitirá que as nossas provações sejam mais do que podemos suportar (1 Coríntios 10:13).Ele nos dará paz de espírito (Filipenses 4:7).Ele perdoará todo e qualquer pecado, assim que nos arrependermos (1 João 1:9).Ele tornará possível para nós crescer e tornar-nos como Jesus Cristo (Efésios 4:15).Ele fará com que tudo o que acontece nas nossas vidas acabe por funcionar para o bem (Romanos 8:28).Estas são apenas algumas das promessas muito claras e específicas de Deus. (Para mais, veja o nosso artigo ” promessas de Deus: esperança e segurança sólidas.”)

      como crescer na fé: três coisas que Deus nos diz para fazer

      é reconfortante saber que se apenas fizermos as coisas que Deus nos diz para fazer, a nossa fé crescerá. Nós não temos que descobrir isso por nós mesmos; nós só precisamos fazer o que Deus nos diz para fazer!Vejamos três maneiras bíblicas básicas, mas profundas, de crescer na fé:

      1. Pede mais fé a Deus.Nós precisamos muito que Deus nos dê a própria fé de Jesus Cristo, através do poder do Espírito de Deus.Devemos pedir regularmente essa fé. Não devemos assumir que ele nos dará automaticamente mais fé se não o pedirmos.Deus está olhando para ver o quanto queremos aumentar a nossa fé. Ele quer ver como é importante para nós. Por isso, temos de pedir fé.

      2. Concentra-te em obedecer a Deus.Tiago 2:14 nos diz: “de que serve, meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras? A fé pode salvá-lo?”

      é reconfortante saber que se fizermos as coisas que Deus nos diz para fazer, a nossa fé crescerá. Não temos de resolver isto sozinhos.; só precisamos fazer o que Deus nos diz para fazer!Isto não é dizer que merecemos a nossa salvação. A vida eterna é um dom, não algo que possamos ganhar. Mas Deus espera ver “obras” em nossas vidas. O que são”trabalhos”? Eles envolvem obedecer e viver por cada palavra de Deus.Nos versículos 15-16, Jaime apoia sua afirmação com um exemplo prático. “Se um irmão ou irmã estiver nu e sem comida diária, e um de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e enchei-vos; mas não lhes dereis as coisas que são necessárias para o corpo, de que serve?”

      de que serve isso?”Assim também a fé por si mesma, se não tem obras, está morta” (versículo 17).A fé sem obediência é falsa. Aos olhos de Deus, é um escárnio da fé verdadeira e viva. (Estude mais sobre viver a fé em nosso artigo ” O que é a Fé Viva?”)

      Então Deus nos diz que não é possível ter fé, a menos que estejamos mantendo sua lei e vivendo seu modo de vida.Mas alguém dirá: vós tendes fé,e eu tenho obras.”Mostra – me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (versículo 18).Em outras palavras, Tiago está dizendo: “Você não pode me mostrar verdadeira fé sem obras porque não existe tal coisa!”

      nossa fé é testada de inúmeras maneiras todos os dias. É assim que crescemos na fé.Por exemplo, a Bíblia nos diz que reclamar é pecado. É uma área onde a nossa fé é testada. E quando obedecemos à ordem para não nos queixarmos, a nossa obediência prova a nossa fé. Prova que acreditamos que o caminho de Deus funciona.

      a mesma coisa poderia ser dita sobre muitos outros comandos, como a necessidade de perdoar os outros, para não deixar o sol se pôr sobre a nossa raiva, para dar graças em todas as situações, para ser gentil em nossas relações com os outros, etc.Então James coloca a crença em perspectiva: “você acredita que existe um Deus. Você faz bem. Até os demónios acreditam e tremem!”(versículo 19).Ninguém diria que os demónios agradam a Deus só porque acreditam! O mesmo se aplica aos seres humanos que afirmam acreditar, mas não obedecem.Tiago então dá o exemplo de Abraão, mostrando que sua obediência fez sua fé “perfeita” (versículos 22-23). Quando obedecemos a Deus, nossa fé cresce e se torna mais completa.

      é claro que Deus ficou satisfeito por Abraão estar disposto a obedecer a ele, não importando o pedido. (Estude mais sobre isso em nosso artigo “A Fé de Abraão.”)

      por que as pessoas não obedecem a Deus? Porque não acreditam em Deus. Eles não acreditam que compense. Eles não acreditam que Deus fará o que ele diz. E por baixo de tudo isso, eles realmente querem fazer outra coisa.Se não nos aplicarmos diligentemente às coisas que Deus nos diz para fazer, não teremos muita fé ou cresceremos na fé.O que significa isto para nós? Temos de analisar as nossas vidas. Precisamos perguntar a nós mesmos: “onde é que eu estou desfasado com o que Deus me diz para fazer em sua palavra?”Precisamos pensar sobre essas coisas e, em seguida, fazer as mudanças necessárias em nossas vidas.Quando o fazemos—Deus responde! E descobrimos que estamos crescendo na fé. A fé de ninguém vai crescer a menos que ele ou ela realmente se concentre em obedecer a Deus.

      3. Põe A Palavra de Deus na tua mente.Um versículo chave é encontrado em Romanos 10: 17: “Então a fé vem pela audição, e pela Palavra de Deus.”

      se não estamos constantemente colocando a Bíblia em nossas mentes, não vamos ter muita fé ou crescer em fé! É tão simples quanto isso.Lemos mais sobre Abraão em Hebreus 11. “Pela fé Abraão obedeceu quando foi chamado a sair para o lugar que receberia como herança. E ele saiu, sem saber para onde ia. Pela fé ele habitava na terra da promessa como em um país estrangeiro, habitando em tendas” (versículos 8-9).Para quê? Abraão obedeceu a Deus porque ele acreditava que iria receber as promessas que Deus tinha feito. É por isso que as pessoas obedecem. Eles crêem e agem de acordo com o que Deus diz, porque eles sabem que se eles fazem, eles receberão o que Deus tem prometido.”Porque esperou pela cidade que tem fundações, cujo construtor e criador é Deus” (versículo 10). Abraão ouviu a verdade de Deus – a verdade sobre esta futura cidade-e acreditou em Deus. Isto resultou em sua obediência.Quanto mais olhamos para as circunstâncias físicas, menos provável é que tenhamos fé. Quanto mais olhamos para a Palavra de Deus, mais cresceremos na fé.Quando fizermos isso, não duvidaremos. Quando estamos estudando a Bíblia e pensando profundamente sobre o que lemos, então ela se torna uma parte muito real de nossas vidas.E porque estamos cheios da Palavra de Deus, teremos uma fé crescente. Vamos sair e fazer o que Deus diz, O que aumentará a nossa fé. (E também aumentará as nossas bênçãos!)

      mas se nos afastarmos da Palavra de Deus—se não estudarmos a Bíblia diariamente—então ela desaparece de nós. Torna-se insignificante no nosso pensamento. Agora Deus não é tão real para nós como deveria ser. Agora as suas promessas não são tão reais para nós como deveriam ser. É assim que nós humanos somos. Esquecemo-nos.Quanto mais familiarizarmos com a Palavra de Deus—e quanto mais familiarizarmos com o que ele fez e fará—mais fé podemos ter. Isso é porque saberemos exactamente o que ele diz.Se não estamos familiarizados com o que ele fez, como vamos pedir a Deus essas promessas em particular? Como vamos acreditar que Deus manterá essas promessas?A aplicação dos três princípios é essencial para aprender a crescer na fé.Fé crescente e montanhas móveis?

      vamos olhar para Mark 11: 22-24 novamente. Deus prometeu especificamente mover montanhas, ou ele estava fazendo um ponto ainda mais importante?Não há registro de que o povo de Deus tenha tido a necessidade de mover montanhas reais. Mas Cristo nos deixou saber que o Deus Todo-Poderoso facilmente poderia fazê-lo se tivéssemos uma necessidade real.Ainda assim, todos nós enfrentamos provações e desafios que podem ser Montanhas espirituais aparentemente impossíveis que Deus pode mover para nós se pedirmos na fé. Porque ” com Deus todas as coisas são possíveis “(Mateus 19:26).A fé acredita que Deus cuida de nós, cuida de nós e ouve as nossas orações. Podemos não saber como Deus vai resolver as coisas para nós. Mas cremos em Efésios 3:20: “Ora, àquele que é capaz de fazer abundantemente acima de tudo o que pedimos ou pensamos.”

      Deus pode responder às nossas orações de fé crescente de muitas maneiras—mesmo de maneiras que não podemos imaginar! Não há limite para o que Deus pode fazer por nós quando confiamos Nele.

      Saiba mais nos artigos desta seção sobre ” fé: crer e agradar a Deus.”

      sobre o autor

      Lyle Welty

      Lyle Welty cresceu em Indiana, e depois de se formar na faculdade, ele foi empregado pela Igreja de Deus e se casou com sua esposa, Margie.

      Continuar A Ler



+