Discipulado – Classe 1: Qué o que é discipular?

baixar Manuscrito em formato Word
baixar folheto do aluno em formato Word

classe essencial
Discipulado
Classe 1: Clase o que é discipular?

se você é cristão há muito tempo, provavelmente já ouviu palavras como “discípulo “e” discipular ” serem usadas em vários contextos diferentes. Enquanto começamos esta manhã, pode ser útil obter uma melhor compreensão das imagens e idéias que essas palavras trazem à nossa mente. O que você pensa quando ouve a palavra ” discípulo?”Qué o que te lembra a palavra “discípulo”?

não há dúvida de que existem muitas ideias sobre o que pode ser um discípulo. Principalmente na Bíblia, um discípulo é apresentado como alguém que segue a vida e o ensino de outra pessoa. De fato, como veremos em breve mais detalhadamente, o último mandato que Jesus deu a seus seguidores foi ir e fazer discípulos (Mateus 28: 16-20). Como seguidores de Jesus, nós mesmos temos muito interesse em saber como podemos ser mais obedientes a esse mandato – de ir e realizar a obra de fazer discípulos – a que nos referiremos como a obra de ” discipular.”

I. Qué o que é um DISCÍPULO?

precisamos começar considerando de maneira bíblica o que poderiam ser algumas das marcas de um discípulo.

certamente, podemos ser tentados a observar apenas os primeiros discípulos ou os doze discípulos que são mencionados no Novo Testamento. No entanto, muitas vezes eles têm um papel único que não pode ser totalmente atribuído a nós. No entanto, se observarmos os testemunhos mais amplos da Escritura, podemos obter uma boa ilustração do que procuramos quando falamos sobre o que é fazer discípulos.

Cuáles quais são algumas das marcas gerais de um discípulo de Deus?

  • resposta ao chamado inicial de Deus (Marcos 1:16-20)
  • um desejo de conhecer o que Deus diz. (Jó 23: 13; Jeremias 15:16; Deuteronômio 6:5-7; Romanos 10:17; 1 Pedro 2: 2).
  • uma separação dos padrões do mundo. (1 Coríntios 10: 13; 2 Coríntios 5:17)
  • auto-disciplina. (Gálatas 5: 22-23; Mateus 16: 24; Lucas 3:11; 1 Coríntios 9:25-27)
  • um desejo de buscar e motivar outros discípulos. (Romanos 15: 5-6; Atos 2: 42; Efésios 3: 17-19; Hebreus 10: 25; 1 Pedro 1: 22; 1 João 1:2, 7)
  • paixão pelo evangelismo. (1 João 3:16-24; 1 Pedro 2:21; 2 Coríntios 9:6-7; Filipenses 1:21; Mateus 10:32; João 14:12)
  • (Filipenses 3: 13-14; 1 João 1-4; Salmos 37: 23-24; Romanos 6: 1-14; 2 Pedro 1: 1-10; João 5:37-39)

não gastamos muito tempo aqui agora, mas estas são algumas das características de um discípulo que procuraríamos motivar se estivéssemos trabalhando em fazer discípulos que sejam biblicamente fiéis.

II. O maior CONTEXTO para o DISCIPULADO-A Igreja LOCAL

embora ajude a conhecer o esquema do que é um discípulo, também precisamos saber como se parece o “discipulado” segundo as Escrituras. Poderíamos mencionar muitas definições diferentes sobre a obra do discipulado. Não existe nenhuma definição autoritária dada em nenhum lugar da Escritura. Em vez disso, o processo de fazer discípulos é tão crítico para a mensagem da Bíblia que encontramos o tema em toda a Escritura. No Antigo Testamento vemos o povo de Deus sendo ordenado de maneira regular a discipular-se constantemente uns aos outros, lembrando-se da fidelidade de Deus e falando sobre suas obras, especialmente seu resgate durante o êxodo do Egito. No Novo Testamento, vemos que o processo de fazer discípulos começou com o ministério de João Batista, quando ele prepara homens e mulheres para a vinda de Cristo. Vemos isso na obra de Cristo quando ele chama e treina seus primeiros seguidores. Vemos isso enquanto a igreja é formada no livro de atos para implementar o mandato do Cristo ressuscitado que diz ” Ide e fazei discípulos.”Vemos isso nas epístolas enquanto a Igreja cresce em seu entendimento da tarefa de fazer discípulos, tanto para a Igreja como um todo quanto para os crentes individualmente.

quando falamos sobre o discipulado, também precisamos definir o escopo do que temos em mente. Para a maioria, Nesta aula estaremos falando sobre o discipulado relacional ou individual-que consiste em se relacionar com outra pessoa ou duas a fim de fazer-lhe um bem espiritual. Mas isso não é tudo o que acontece quando estamos fazendo discípulos. Nem é a forma mais importante em que o discipulado é realizado. Pense no discipulado em uma escala maior—o que fazemos juntos como Igreja em nossos cultos públicos. Na verdade, o discipulado é o que acontecerá se Deus quiser, em apenas um momento em que um pregador está diante de nós e expõe a Palavra de Deus. Fazer discípulos é o que a Igreja faz através das canções que cantamos, da Escritura que é lida, das oportunidades semanais de servir juntos e motivar uns aos outros, nas relações de prestação de contas que fomenta, e na diversidade de dons e amor que fazem parte do corpo de Cristo na terra. Num sentido, o corpo da Igreja é como uma estufa que o próprio Deus construiu para fazer crescer e cultivar discípulos de Cristo, para a glória de Deus Pai. O que estamos falando nesta classe (por exemplo, o discipulado individual) é uma das muitas ferramentas que Deus usa em sua estufa (por exemplo, a igreja local) e não deve ser considerado isoladamente em relação aos outros.

Todo crente é chamado à obra do discipulado. Apenas alguns serão chamados a pregar; apenas alguns liderarão o louvor público; ou eles vão ensinar grandes grupos. No entanto, é a opinião desta classe que todo cristão é chamado por Deus a contribuir na obra da Igreja de fazer discípulos através de relações deliberadas e mutuamente motivadoras. Sobre isto é que primeiramente pensamos nesta classe – A relação interpessoal com outras pessoas que podemos iniciar. Lembre-se, o discipulado individual não deve ser visto como algo diferente da obra maior da igreja local. As relações individuais de discipulado devem sempre fazer parte do amplo contexto bíblico da obra de fazer discípulos da Igreja.

III. O que é DISCIPULAR?

dito isto, consideremos agora como se parece o discipulado 1 a 1 ou discipulado relacional. Segundo a síntese da verdade bíblica, penso que uma maneira como poderíamos definir a obra de discipulado é: a motivação intencional de cristãos sobre a base de relações deliberadas, de amor e treinamento na Palavra de Deus.

embora nossa definição não seja autoritária, é importante. As palavras-chave nesta definição pode nos ajudar a focar em que:

  • o discipulado é INTENCIONAL e DELIBERADO-não é algo que simplesmente acontece, é o resultado de uma iniciativa proposital de outros cristãos.
  • o discipulado implica motivação – os cristãos precisam de motivação para serem fiéis e perseverar em sua fé.
  • o discipulado está focado em fazer seguidores de Jesus, isto é, cristãos-não apenas em uma reforma moral ou algo ainda pior, cópias de si mesmo.
  • o discipulado está fundamentado na Palavra de Deus-não apenas em nosso bom conselho.
  • Discipular é AMAR-cuidar da alma de alguém dessa maneira é amor.
  • e, finalmente, o discipulado é RELACIONAL porque envolve mais do que apenas observar uma lição que está em vídeo – implica que nós, humanos, compartilhemos nossas vidas uns com os outros.

para entender melhor este tópico, quero que passemos o resto desta aula pensando em alguns componentes-chave de sua definição e algumas implicações.

primeiro, o discipulado bíblico é intencional e deliberado.

estas são palavras que você vai ouvir muito nesta classe-intencional, deliberado. Mas precisamos entender que fazer discípulos não é algo que simplesmente acontece, mas é o resultado de cristãos que respondem em obediência a um mandato imperativo de Deus. O mandato de fazer discípulos não é apenas uma estratégia que sonhamos para fazer crescer a igreja, mas a obra principal que Jesus deu ao seu povo redimido (a Igreja) enquanto se prepara para voltar da destra do Pai. Lembre – se da tarefa de Mateus 28:18-20.

Mateus 28: 18-20. E Jesus aproximou-se e falou-lhes, dizendo: todo o poder me é dado no céu e na terra. Portanto, ide, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; E eis que estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo. Amém. (RVR60)

esta não é uma tarefa que envolve simplesmente comunicar a mensagem do evangelho, mas fazer discípulos. Esse deve ser o foco do nosso evangelismo-fazer discípulos. Jesus instrui Seus discípulos a voltar e fazer discípulos dos outros. Eles não devem fazer discípulos de si mesmos, mas de Jesus. Assim como ele fez, eles devem investir suas vidas com o propósito de ensinar os outros a seguir a Cristo.

e é isso que entendemos que somos chamados a fazer como cristãos-dar-nos intencionalmente / deliberadamente / de propósito para nos relacionarmos com os outros e assim ajudá-los a se tornarem crentes maduros de Cristo. Este também não é um trabalho que é apenas para indivíduos especiais. Ao longo da Escritura, vemos que todo o povo de Deus é chamado a exortar uns aos outros como uma marca de seu próprio discipulado de Deus.

em Hebreus capítulo 10 O escritor dos hebreus diz aos cristãos que recebem sua carta “e consideremo-nos uns aos outros para nos estimular ao amor e às boas obras.”(He. 10:24). Observe que ele diz ” nós ” e “uns aos outros”.”Esta motivação da vida cristã é apresentada aqui e através das Escrituras como um trabalho obrigatório do povo de Deus, e não apenas de alguns profissionais pagos. E você também notou as palavras” considerar “e” estimular.”Isso não é simplesmente algo que acontece se acontecer, mas algo que o escritor nos diz para” considerar “pensar, criar estratégias e trabalhar deliberadamente para “estimular” nossos irmãos e irmãs para a frente no amor e crescimento como cristãos.

poderíamos continuar, mas espero que pelo menos você possa apreciar um pouco a verdade bíblica de que fazer discípulos não é algo passivo. Para sermos fiéis ao chamado de fazer discípulos, somos chamados a lançar-nos à obra de maneira intencional e deliberada.

Segundo, o discipulado bíblico é relacional.

a ideia de que o discipulado é relacional está entrelaçada através do antigo E Novo Testamentos. Nas Escrituras vemos um Deus que não é simplesmente revelado, mas um Deus que é relacional. Ao longo da Bíblia vemos Deus revelar-se a si mesmo não só para transmitir informação, mas para revelar a verdade que tem como fim uma relação com ele. A cada momento, vemos Deus movendo-se intencionalmente e deliberadamente para níveis mais profundos e significativos de relacionamento com seu povo-desde o aparecimento de Sua Lei no Êxodo até a promessa de Deus conosco em Isaías, até o aparecimento do Cristo encarnado nos Evangelhos, culminando em um relacionamento face a face e sem medicação com o Deus descrito em Apocalipse.

talvez a razão pela qual o processo pelo qual trabalhamos para construir o povo seja tão relacional, é porque representa e descreve a grande verdade da natureza relacional de Deus. Vemos essa abordagem relacional através da descrição bíblica da reunião dos filhos de Deus na igreja local. Estas reuniões são descritas como ” casas,” “corpos,” “edifícios” – imagens que representam a inter-relação e os trabalhos integrados das diferentes partes. A simples transferência de informações não é suficiente. A igreja é chamada a relacionar-se uns com os outros para acrescentar um aspecto relacional diferente a tudo o que faz, mesmo ao discipulado individual.

assim como muitas outras coisas da vida da Igreja, o discipulado individual deve desenvolver-se no contexto de relações de amor e exortação. Através disso, conhecemos a vida, as lutas e os dons uns dos outros e construímos uma cultura de Igreja de edificação mútua.

terceiro, o discipulado bíblico é amoroso.

o discipulado intencional relacional não é frio e prático, mas se parece muito com a mesma essência de como Deus nos chamou a amar uns aos outros dentro de sua igreja. Somos chamados a entregar deliberadamente nossas vidas para o bem espiritual dos outros, assim como Cristo entregou sua vida para o nosso bem eterno. Certamente, Cristo fez por nós o que nunca faríamos uns pelos outros, ele carregou nossos pecados como um substituto perfeito sem pecado – nós não podemos fazer isso. No entanto, somos chamados, em nosso estado imperfeito e caído, a refletir esse perfeito amor de Cristo. Cómo como? Derramando nossas vidas para o bem espiritual dos outros, para sua motivação e bênção. Isso é o que a Bíblia descreve como amor entre cristãos.

o apóstolo João o diz claramente em 1 João 3:16 Nisto conhecemos o amor, em que ele pôs sua vida por nós; também nós devemos pôr nossas vidas pelos irmãos. (RVR60)

Qué o que significa dizer que Jesus “entregou sua vida por nós?”Bem, pode se referir à sua obra redentora porque porque não podemos imitar isso em nossos relacionamentos uns com os outros. Deve significar algo mais, algo que nós, como humanos, podemos imitar. Por causa disso, acho que está claro que ele está observando a maneira como Jesus entregou sua vida, não na morte, mas no discipulado.

Por Por Que Jesus entregou sua vida por nós? Para glorificar a Deus e fazer-nos um bem espiritual. Para ensinar, modelar, exortar e amar Seus discípulos.

devemos refletir esse amor em nossas pequenas maneiras de entregar nossa vida pelos outros, com o objetivo de glorificar a Deus e fazer-lhes um bem. Isso é o que significa amar.

quarto, o discipulado bíblico envolve treinar na Palavra de Deus.

o discipulado envolve treinamento. Tem muito conteúdo para transmitir e aplicar. No entanto, este treinamento não pode estar em qualquer coisa. O que ensinamos às pessoas e as ajudamos a assimilar é o que elas passarão contemplando e fazendo o resto de suas vidas. Se ensinarmos as pessoas a dependerem de si mesmas ou se voltarem para as coisas do mundo, elas nunca encontrarão Deus.

o discipulado deve estar fundamentado na Palavra de Deus. É a Palavra de Deus que dá vida e não o conselho sábio do discipulador. A auto-certificação do poder e habilidade das Escrituras para transformar é evidente em todo o cânon.

2 Timóteo 3: 16-17 Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, inteiramente preparado para toda boa obra. (RVR60) (Ver Isaías 55: 10-11; Tiago 1:21; 2 Pedro 1:3-4).

em sua forma mais simples, fazer discípulos é a tarefa diária de focar os outros na Palavra de Deus. Como discipuladores, trabalhamos duro para não cultivar uma dependência em nós e, em vez disso, treinar cristãos a se voltarem para as Escrituras de forma consistente.

IV. O DISCIPULADO BÍBLICO é como um canal

para entender melhor o conceito de discipulado, vamos considerar a imagem de um canal para derramar bênçãos espirituais na vida de outra pessoa.

meu filho gosta de equipamentos de construção. Ele fica animado quando um guindaste pega um pedaço de tubo, o levanta no ar e o coloca entre pedaços adjacentes de tubo.

o objetivo de um tubo é mover o fluido para a direção que deve ir, certificando-se de que ele vai da fonte ao destino pretendido. O discipulado bíblico é muito parecido com o que é um tubo. Os cristãos que se baseiam na verdade de Deus estão na posição de fazer um bem aos outros. Deus usa os cristãos como canais de sua verdade. Tomamos a verdade de Deus, aprendemos a viver de acordo com ela e depois passamos para os outros.

os tubos não têm muito do que se orgulhar (1 Co. 4: 7; Gá. 6:14). A função do pipeline é simplesmente estar no lugar certo, trazendo a verdade de Deus para os outros. Eres você é um cano?

V. um processo, não um PROGRAMA

Por por que pode ser fácil pensar no discipulado como um programa em vez de um processo? Muitos programas foram desenvolvidos para fazer” crescer ” discípulos. Mas porque cada pessoa é diferente e tem diferentes lutas e tentações, o discipulado não pode ser apresentado com muita facilidade.

em essência, o discipulado é mais do que tudo o que fazemos intencionalmente para ajudar outros cristãos a crescer em santidade. É um processo de ser transformado à imagem de Cristo; não é um programa. Pode incluir a leitura de um bom livro cristão e discuti-lo; pode significar fazer um resumo de um livro da Bíblia juntos; pode significar fazer uma aula de fundamento e discuti-la durante o almoço; pode significar compartilhar conhecimento do Sermão da semana durante um café; pode significar levar seus filhos para brincar na casa de outra mãe para falar sobre o devocional do último domingo; pode significar convidar um homem ou mulher solteira para jantar e conversar com eles sobre o que a Escritura do casamento e dos pais ensina… e podemos continuar. O que o discipulado representa na prática é algo muito amplo. A chave é que qualquer coisa que você faça deve ser fundamentada na verdade das escrituras e apresentada com base em um relacionamento intencional e amoroso. Em suma, isso é o discipulado.

conclusão

enquanto avançamos Nesta aula, consideraremos muitas das especificações do que parece ser o discipulado na prática, por exemplo, como discutir um livro com alguém, como estudar a Bíblia juntos, e muitos outros tópicos específicos. Mas quando terminamos esta manhã, quero lembrá-lo de que:

  • o discipulado é intencional e deliberado-não é algo que simplesmente acontece. Requer que você decida, com a ajuda de Deus, trabalhar para ser um canal de transmissão de bênção espiritual na vida de outra pessoa – como um aspecto de sua obediência pessoal ao comando de Cristo de ir e fazer discípulos.
  • o discipulado é relacional-requer que você busque conhecer outras pessoas e investir tempo nelas para seu bem espiritual. Não pode ser feito através de um vídeo ou cursos na internet requiere requer que você (como parte da igreja local) invista tempo real em pessoas reais.
  • o discipulado é amar-não há melhor maneira de mostrar amor a seu irmão crente em Cristo do que Considerando de forma deliberada e séria como você pode fazer-lhe um bem espiritual através de seu relacionamento com ele.
  • o discipulado envolve treinamento na Palavra de Deus-queremos que seja a palavra que transforma e muda as pessoas, e não nossas opiniões e idéias pessoais.

exorto você a começar a pensar em como você pode crescer em seu próprio discipulado de Cristo, tornando-se um contribuidor intencional e deliberado da cultura de discipulado da Igreja Batista do Capitólio.

Compartilhe isso:



+