Jó 5 Comentário Bíblico

completo conciso

conteúdo do Capítulo

Elifaz insiste que o pecado dos pecadores em sua ruína. (1-5) Deus deve ser considerado na aflição. (6-16) o final feliz da correção de Deus. (17-27)

comentário sobre o emprego 5:1-5

(ler a tarefa 5:1-5)

aqui o Elifaz pede a Jó que responda aos seus argumentos. Algum dos Santos ou servos de Deus foram visitados com julgamentos divinos como Jó, ou eles alguma vez se comportaram como ele sob seus sofrimentos? O termo “Santos”, Santo, ou mais estritamente, consagrados, parece em todas as eras ter sido aplicado ao povo de Deus, através do sacrifício morto na aliança de sua reconciliação. Elifaz não duvida que o pecado dos pecadores tende diretamente à sua ruína. Eles se matam por alguma luxúria ou outra; portanto, sem dúvida, Jó fez alguma coisa tola, pela qual ele se colocou nesta condição. A alusão era clara para a antiga prosperidade de Jó; mas não havia nenhuma evidência da maldade de Jó, e a aplicação a ele era injusta e severa.

comentário sobre o emprego 5:6-16

(tarefa de leitura 5:6-16)

Elifaz lembra a Jó que nenhuma aflição vem por acaso, nem deve ser colocada em segundas causas. A diferença entre prosperidade e adversidade não é tão exatamente observada, como a diferença entre dia e noite, verão e inverno; mas é de acordo com a vontade e o conselho de Deus. Não devemos atribuir nossas aflições à fortuna, pois elas são de Deus; nem nossos pecados ao destino, pois elas são de nós mesmos. O homem nasce no pecado e, portanto, nasce para a angústia. Não há nada neste mundo para o qual nascemos, e podemos verdadeiramente chamar nosso, mas pecado e angústia. As transgressões reais são faíscas que voam da fornalha da corrupção original. Tal é a fragilidade dos nossos corpos, e a vaidade de todos os nossos prazeres, que os nossos problemas surgem de lá como as faíscas voam para cima; tantos são eles, e tão rápido se segue um ao outro. Elifaz repreende Jó por não procurar Deus, em vez de discutir com ele. Algum doente? deixa-o rezar. É a facilidade do coração, uma salvação para todas as dores. Elifaz fala de chuva, que podemos ver como uma pequena coisa.; mas se considerarmos como é produzido, e o que é produzido por ele, veremos que é uma grande obra de poder e bondade. Muitas vezes o grande autor de todos os nossos confortos, e a maneira como eles são transmitidos a nós, não são notados, porque eles são recebidos como coisas, é claro. Nos caminhos da Providência, as experiências de alguns são encorajamentos a outros, a esperar o melhor nos piores tempos; pois é a glória de Deus enviar ajuda aos desamparados, e esperança aos desesperados. E pecadores ousados são confundidos, e forçados a reconhecer a justiça dos procedimentos de Deus.

comentário sobre o emprego 5:17-27

(ler a tarefa 5:17-27)

Elifaz dá a Jó uma palavra de cautela e exortação: não desprezes o castigo do Todo-Poderoso. Chame-lhe uma correção, que vem do amor do Pai, e é para o bem da criança; e observe-a como um mensageiro do céu. Elifaz também encoraja Jó a submeter-se à sua condição. O homem bom é feliz ainda que seja afligido, porque ele não perdeu o seu gozo de Deus, nem seu título para o céu; não, ele é feliz porque ele é afligido. A correção mortifica as suas corrupções, afasta o seu coração do mundo, aproxima-o de Deus, leva-o à sua Bíblia, põe-no de joelhos. Apesar de Deus ferir, ainda assim ele apóia o seu povo sob aflições, e no devido tempo livrá-los. Fazer uma ferida às vezes faz parte de uma cura. Elifaz dá a Jó preciosas promessas do que Deus faria por ele, se ele se humilhasse. Seja qual for o problema em que os bons homens estejam, não lhes farão nenhum mal real. Sendo mantidos do pecado, eles são mantidos do mal da angústia. E se os servos de Cristo não são libertos das dificuldades exteriores, eles são libertos por eles, e, embora vencidos por um problema, eles vencem a todos. Tudo o que for maliciosamente dito contra eles não os prejudicará. Terão sabedoria e graça para gerir as suas preocupações. A maior bênção, tanto em nossos empregos como em nossos prazeres, é ser mantido longe do pecado. Terminarão o seu curso com alegria e honra. Aquele homem vive tempo suficiente que fez o seu trabalho, e está apto para outro mundo. É uma misericórdia morrer sazonalmente, como o milho é cortado e alojado quando plenamente Maduro; não até lá, mas não sofreu mais para ficar de pé. Os nossos tempos estão nas mãos de Deus; é bom que assim seja. Os crentes não devem esperar grande riqueza, longa vida, ou para ser livre de provações. Mas tudo será encomendado para o melhor. E observação da história de Jó, que a firmeza da mente e do coração sob julgamento, é uma das mais altas conquistas da fé. Há pouco exercício para a fé quando tudo corre bem. Mas se Deus levanta uma tempestade, permite que o inimigo para enviar onda após onda, e, aparentemente, significa distantes de nossas orações, então, a travar e confiar em Deus, quando nós não pode rastrear ele, esta é a paciência dos santos. Abençoado Salvador! como é doce olhar para ti, o autor e Consumador da fé, em tais momentos!



+