Salmo 40

este salmo é simplesmente intitulado para o músico chefe. Um salmo de David.

para o músico principal: “bem poderia ser tão extremamente precioso Um salmo ser especialmente comprometido com os mais qualificados dos músicos sagrados.”(Charles Spurgeon)

Um salmo de David: G. Campbell Morgan especulou, “neste caso, a razão para a canção, com toda a probabilidade, foi a da libertação de David de toda a longa experiência de prevaricação e sofrimento; e o fato de que ele tinha sido trazido para sua coroação.”

A. Proclamando uma alegre libertação.

1. (1-3) os resultados abençoados do paciente esperando pelo Senhor.Esperei pacientemente pelo Senhor; e ele inclinou-se para mim, e ouviu o meu grito.Ele também me tirou de um poço horrível, da argila miry, e pôs os meus pés sobre uma rocha, e estabeleceu os meus passos.Ele colocou uma nova canção na minha boca—Louvemos ao nosso Deus; muitos irão vê-la e temê-la, e confiarão no Senhor.Esperei pacientemente pelo Senhor, e ele inclinou-se para mim.: A idéia de Davi esperando ou para o Senhor tem sido comum, especialmente nos últimos Salmos (Salmo) 25:5, 25:21, 27:14, 37:7, 37:9). No Salmo anterior (39:7) Davi esperava ao Senhor sem resposta imediata. Aqui, a resposta é afirmada: ele inclinou-se para mim, e ouviu o meu grito.

I. “esperei pacientemente, Heb. na espera eu esperei; que a duplicação da palavra nota que ele esperou diligente e ardentemente, pacientemente e perseverantemente, até que Deus queira ajudá-lo.”(Poole)

II. “O tema da espera, exposto no Salmo 37, teve sua aplicação dolorosa nos Salmos 38 e 39, mas agora seu resultado triunfante.”(Kidner)

III. ” Pensai, irmãos, não poderia ler – ‘eu esperei impacientemente pelo Senhor,’ no caso da maioria de nós?”(Spurgeon)

B. ele inclinou-se para mim, e ouviu o meu grito: a palavra inclinada tem o sentido de Deus inclinado para Davi em sua aflição, removendo qualquer distância perceptível entre o Senhor e seu servo. Quando Davi soube que Deus ouviu seu grito, ele estava confiante de uma resposta favorável.

I. “O paciente esperando resultou na sensação do cantor de que Jeová estava se curvando sobre ele e ouvindo seu grito.”(Morgan)

II. ” como quando a atenção de alguém é presa e exaltada.”(Kidner)

C. He also brought me up from a horrible pit…and set my feet upon a rock: These were further benefits to David as he waited patiently for the LORD. Deus o livrou da sua presente crise (que era como argila), e colocou-o em um lugar muito melhor e mais seguro (estabeleceu meus passos). A oração de Davi pela libertação foi respondida.

D. Ele pôs uma nova canção na minha boca – louvor ao nosso Deus: Este é outro benefício para Davi em esperar ao Senhor. Sua libertação trouxe o louvor espontâneo, uma nova canção que veio do próprio Deus.Deus irá inspirar canções e palavras de louvor. Isto quase parece egoísta ou egoísta, mas quando entendemos o quão bom e correto é para a criatura louvar o Criador, o redimido louvar o Redentor, o entregue para louvar o Libertador, então faz sentido. Somos gratos por Deus nos dar a capacidade de louvá-lo.

II. É possível que este Salmo fosse a nova canção que Deus colocou na boca de Davi. “O servo sofredor de Deus torna-se sempre o cantor. Pois como o segredo da canção é sempre o de esperar por Deus, fazendo a vontade de Deus, dentro e através do sofrimento, o resultado é sempre a libertação, e a questão é uma canção.”(Morgan)

E. muitos irão vê-lo e temê-lo, e confiarão no Senhor: Este é mais um benefício do paciente de Davi à espera do Senhor. A libertação e o louvor que veio dela foram um testemunho eficaz para os outros. Eles foram inspirados a temer ao Senhor e a confiar Nele.Eu confio no Senhor: “confiar no Senhor é a evidência e não a essência da salvação. Aquele que é um verdadeiro crente é evidentemente redimido do domínio do pecado E Satanás.”(Spurgeon)

2. (4-5) confiando no Deus que pensa sobre o seu povo.Bem-aventurado é aquele homem que faz do Senhor a sua confiança, e não respeita os orgulhosos, nem os que se afastam das mentiras.Muitos, Senhor meu Deus, são as tuas maravilhosas obras que fizeste;e os teus pensamentos para connosco não podem ser contados a ti por ordem;Se eu os declarar e falar deles, são mais do que podem ser numerados.Bendito é aquele homem que faz do Senhor a sua confiança: este é um pensamento natural e apropriado que flui do que Davi tinha acabado de experimentar. Ele sabia por experiência que a Confiança – Como mostrado ao esperar pacientemente pelo Senhor – é abençoada.

I. “Um homem pode ser tão pobre como Lázaro, tão odiado como Mordecai, tão doente como Ezequias, tão solitário como Elias, mas enquanto a sua mão de fé pode manter o seu domínio sobre Deus, nenhuma das suas aflições externas pode impedir que ele seja contado entre os abençoados, mas o homem mais rico e próspero que não tem fé é amaldiçoado, seja ele quem for.”(Spurgeon)

b. E não respeita os soberbos nem para os apóstatas mentirosos: David ligado confiar em Deus com a conduta moral, neste caso, a capacidade de discernir e julgar o caráter dos outros e agir de forma adequada em relação a eles. Talvez a crise de David tenha vindo de se recusar a respeitar os orgulhosos ou aqueles que se voltam para as mentiras.

I. não respeita o orgulhoso: “para o orgulhoso ele usa o termo que se tornou o apelido para o Egito, o Bluster vazio, Isaías 30: 7.”(Kidner)

C. Muitos, Senhor meu Deus, são suas obras maravilhosas…e seus pensamentos para conosco não podem ser contados: Davi elogiou a Deus como o trabalhador de muitas obras maravilhosas e por seus pensamentos para com o seu povo. Davi sabia que Deus pensava nele (e no seu povo), e pensava sobre eles favoravelmente – caso contrário, não haveria bênção nesses pensamentos.”Criação, Providência e redenção, remem com maravilhas como o mar com vida.”(Spurgeon)

II. “the past is full of His miracles (wondrous deeds), the future full of his plans – this is the force of the word thoughts.”(Kidner)

III. no Salmo 8:4 Davi perguntou: o que é o homem que você está consciente dele? Ele considerou a grandeza do universo e ficou surpreso que Deus iria pensar sobre o homem em tudo. Aqui ele levou essa ideia muito mais longe e fica espantado com o quanto Deus pensa sobre o seu povo. Por implicação, ele também está surpreso que Deus pensa tais pensamentos amorosos e graciosos para com o seu povo, e tantos que eles são mais do que podem ser contados.Os pensamentos de Deus para Conosco são maravilhosos porque são pensamentos de Deus. “Quando penso, é uma cabeça pobre, pequena, fraca e vazia que está pensando; Mas quando Deus pensa, a mente gigantesca que enquadrou o universo está pensando em mim.”(Spurgeon)

v. os pensamentos de Deus para Conosco são maravilhosos porque eles são tantos; não podem ser contados. “Não podes contar os pensamentos de Deus sobre ti … Um pensamento gracioso é seguido por outro, rapidamente como os feixes de luz do sol, de modo que é impossível para nós numerá-los.”(Spurgeon)

B. O servo disposto proclama o louvor de Deus.”Aqui entramos em uma das passagens mais maravilhosas de todo o Antigo Testamento, uma passagem na qual o Filho de Deus encarnado não é visto através de um vidro escuro, mas como se fosse face a face.”(Spurgeon)

1. (6-8) a vinda do servo Bond.O sacrifício e a oferta não desejaram; os meus ouvidos abriram-se.Oferta queimada e oferta pelo pecado que você não precisava.Então eu disse: “Eis que eu venho; 2541 no pergaminho do livro está escrito de mim.Tenho o prazer de fazer a tua vontade, meu Deus, e a tua lei está dentro do meu coração.”

A. sacrifício e oferta você não desejou; meus ouvidos você abriu: Davi entendeu que, em um sentido relativo, Deus não queria sacrifícios de animais. Deus queria servos rendidos e dispostos.No Salmo 40: 6 são mencionados quatro tipos de oferta.:

· sacrifício (ofertas feitas com sangue).

· oferta (ofertas feitas sem sangue).

· Holocausto (ofertas de consagração total).

· oferta pelo pecado (ofertas para expiar o pecado).O que Deus desejava em vez de sacrifício? Obediência. Isso era verdade para o antecessor de David, Saul. O rei Saul ofereceu sacrifícios muito bem; o que ele não fez foi obedecer a Deus (1 Samuel 15:22-23). Em última análise, isto foi cumprido pelo Filho de Davi. Jesus veio e foi perfeitamente obediente, e sua obediência é creditada a nós.

B. Meus ouvidos vocês abriram: em vez de sacrifícios de animais, Deus quer servos que o ouçam e se rendam a ele como um escravo disposto se entrega ao seu mestre.

eu. David provável que se refere o costume de marcar um servo de acordo com Êxodo 21:5-6, onde um escravo que queriam permanecer na sua casa e no seu serviço do mestre seria marcado com abertura de ouvido – que é, seu senhor lhe furará a orelha com um furador; e ele o servirá para sempre (Êxodo 21:6).

II. é uma coisa notável pensar que esta cerimónia está a ser realizada no antigo Israel. Um servo disse: Sei que cumpri as minhas obrigações para com o meu Senhor, e servi o que me era devido. No entanto, eu amo o meu mestre e sou tão grato pelo que ele deu que eu vou alegremente me obrigar para a vida, não por dívida, vergonha ou derrota, mas por amor.”Este era o coração de Davi para com Deus, e este coração e a vida eram maiores do que qualquer sacrifício animal.

III. a cerimônia em Êxodo 21: 5-6 descreveu apenas uma orelha sendo perfurada ou aberta. O texto do Salmo 40 descreve duas orelhas que você abriu. Alguns consideram isso como uma evidência de que o salmista tinha outra coisa em mente além da cerimônia bond-slave, como simplesmente abrir o ouvido para ouvir e obedecer. É melhor considerá – lo como a expressão de rendição total de Davi-além do que a própria lei exigia, como se ele dissesse “Senhor, Toma ambos os meus ouvidos!”

IV. Horne dá uma explicação além da cerimônia de Êxodo 21:5-6: “para a expressão,’ meus ouvidos já abriste, ‘parece equivalente a,’ tu me fizeste obediente. Assim, Isaías 50: 5, O Senhor Deus abriu os meus ouvidos, e eu não fui rebelde, nem me desviei.'”(Horne)

C. sacrifício e oferta você não desejou; meus ouvidos você abriu: a rendição de Davi a Deus foi maravilhoso e um exemplo impressionante. No entanto, ele apenas prenunciava a submissão final a Deus realizada pelo Messias, Jesus Cristo. Hebreus 10: 5-10 cita a tradução Septuaginta (grego antigo) do Salmo 40:6-8. Esta é uma profecia maravilhosa e notável da obra de Jesus.

· mostra a derradeira insatisfação de Deus em sacrifícios de animais, olhando para a frente para um sacrifício perfeito (sacrifício e oferta que você não desejava).

· mostra que Deus o Filho veio em um corpo preparado (a Septuaginta lê, mas um corpo que você preparou para mim, Hebreus 10:5).

· mostra o público, vinda aberta do Messias. Foi como se Jesus dissesse: “Eis que aqui estou-eu sou o único.”(Eis que eu venho).

* mostra o Messias como o grande tema das escrituras hebraicas (no pergaminho do livro está escrito de mim).

· mostra a dedicação do Messias à vontade de Deus (Tenho o prazer de fazer a sua vontade).

· mostra o amor do Messias e a obediência à Palavra de Deus (a tua lei está dentro do meu coração).

eu. Sacrifício e oferta não desejo: “é notável que todas as ofertas e sacrifícios que foram consideradas de uma expiação ou purificação da natureza, oferecidos sob a lei, são, aqui, enumerados pelo salmista e o apóstolo, para mostrar que nenhum deles, nem todos eles, poderia tirar o pecado; e que o grande sacrifício de Cristo era só isso que conseguia fazê-lo.”(Clarke)

II. “A Septuaginta, da qual Paulo citou, traduziu esta passagem,’ um corpo me preparou: ‘como esta leitura surgiu não é fácil de imaginar, mas como a autoridade apostólica sancionou a variação, nós A Aceitamos como nenhum erro, mas como um exemplo de várias leituras igualmente inspiradas.”(Spurgeon)

d. No rolo do livro está escrito de mim: Em muito menor sentido Davi podia dizer isso de si mesmo, porque sua ascensão ao trono de Israel foi profetizado muito antes de ela ocorreu. No entanto, qualquer realização disto em Davi é uma sombra pálida para a sua realização maravilhosa e perfeita no Filho maior de Davi, Jesus, O Messias.Tenho o prazer de fazer a tua vontade, meu Deus: mais uma vez, num sentido muito menor, isto era verdade para Davi, o homem segundo o coração de Deus. No entanto, qualquer realização disto em Davi é uma sombra pálida de sua realização maravilhosa e perfeita no Filho maior de Davi, Jesus, O Messias. Jesus disse que fazer a vontade de Deus era para ele tão necessário e delicioso como comida (João 4:34).

I. tenho o prazer de fazer a sua vontade: “Jesus não só fez a vontade do Pai, mas achei uma delícia nele; do velho eternidade, ele tinha desejado o trabalho conjunto; diante dele em sua vida humana foi estreitando, até que ele atingiu o batismo de agonia em que ele glorificava a lei, e até mesmo no Getsêmani em si, ele escolheu a vontade do Pai, e deixou de lado o seu próprio.”(Spurgeon)

II. para fazer: “Foi Jesus Quem fez a obra. O pai quis, mas não o fez. Foi Jesus quem o fez, quem o fez; quem o trouxe; que a carregava dentro do véu e a colocava como uma oferta aceitável e meritória aos pés do seu pai, que lhe agradava. O trabalho então está feito; está terminado. Não precisamos de tentar fazê-lo. Não podemos fazê-lo. Não podemos fazer o que já está feito; e não podemos fazê-lo, embora ainda estivesse desfeito.”(Frame, cited in Spurgeon)

III. Your law is within my heart: Open ” up most men’s hearts, and there you shall find written, the god of this present world. Mas a lei de Deus está no coração dos homens bons, para viver e morrer com ela.”(Trapp)

2. (9-12) proclamação pública da boa nova e louvor de Deus.Eu proclamei a boa nova da justiça na grande assembleia; na verdade, eu não contenho os meus lábios, Ó Senhor, tu mesmo sabes.Não escondi a tua justiça no meu coração; declarei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi a tua bondade e a tua verdade da Grande Assembleia.Não retenhas de mim as tuas misericórdias, Senhor; que a tua benignidade e a tua verdade me preservem continuamente.
pois inúmeros males me cercaram;
minhas iniqüidades me apoderaram, de modo que eu não sou capaz de olhar para cima;
elas são mais do que os cabelos da minha cabeça;
portanto o meu coração me falha.Eu proclamei a boa nova da justiça na Grande Assembléia: Davi disse isso para assegurar a Deus (e a si mesmo) que ele havia glorificado a Deus entre o seu povo. Esta foi parte da nova canção e louvor que veio de sua libertação. David não conteria seus lábios em oferecer este louvor.

I. No entanto, como nos versículos anteriores, isto tem uma realização muito maior e perfeita em Jesus, O Filho de Davi. Era verdade para Jesus em seu ministério terreno. “Isto é o que Jesus pode dizer. Ele era o príncipe dos Pregadores ao ar livre, O Grande itinerante, O Presidente do Colégio de todos os pregadores do evangelho.”(Spurgeon)

II. também é verdade para Jesus na eternidade vindoura. De Jesus é verdade, no meio da Assembléia eu cantarei louvor a vocês (Hebreus 2:12 como cumprimento do salmo 22:22). É uma coisa notável pensar em Jesus liderando a assembléia do povo de Deus em louvor a Deus Pai!Não escondi a tua justiça no meu coração: a justiça de Deus foi evidente tanto nas palavras como nas acções de Davi. Não foi colocado num lugar secreto que não tinha nenhuma ligação com a forma como ele realmente viveu a sua vida.Eu não tenho escondido: “isso sugere que quem se comprometesse a pregar o evangelho de Cristo estaria em grande tentação de escondê-lo, e ocultá-lo, porque ele deve ser pregado com grande contenda, e diante de grande oposição.”(Henry, cited in Spurgeon)

C. Don’T reter Your tender mercies from me: Though David praise God for past and present deliverance, he would not Assumption upon the future. Ele manteve-se em humilde oração diante de Deus, pedindo um fornecimento constante de suas misericórdias.Não é difícil ver isto como uma oração de Jesus, O Filho de Davi. Como ele viveu nesta terra, ele fez isso como um homem em constante confiança em sua comunhão e perfeita comunhão com Deus Pai. Vemos isso como uma oração de Jesus, talvez especialmente em seus sofrimentos na cruz: Ó Senhor meu, não me imponhas a tua misericórdia, que a tua benignidade e a tua verdade me preservem.Na verdade, foi na cruz que Jesus pôde dizer que inúmeros males me cercaram.As minhas iniqüidades ultrapassaram-me: Davi precisava deste constante suprimento da Misericórdia, da benignidade e da verdade de Deus, porque conhecia os seus próprios pecados. Ele pediu a Deus para não deixá-lo para os seus muitos pecados (mais do que os cabelos da minha cabeça), mas para livrá-lo em misericórdia.Há um sentido em que Jesus nunca poderia dizer: “as minhas iniqüidades ultrapassaram-me.”Ele era e é o Cordeiro imaculado de Deus, sem qualquer pecado ou defeito. No entanto, em outro sentido, essas palavras são perfeitas em sua descrição de Jesus, porque em sua vida e especialmente em seus sofrimentos ele se identificou consciente e perfeitamente com seu povo, levando seus pecados como seus. Para Jesus, eles eram as minhas iniqüidades – mas não porque ele cometeu os pecados, mas porque por amor ele escolheu carregá-los e toda a ira que eles mereciam.”Se isto for tomado de Cristo, Ele é máximo peccatorum, o maior dos pecadores por imputação, 2 Coríntios 5:21.”(Trapp)

C. Proclamando um sincero pedido de Ajuda.

1. (13-15) o pedido de libertação.Ó Senhor, apressa-te a ajudar-me!Que sejam envergonhados e trazidos à confusão mútua que procuram destruir a minha vida; que sejam levados para trás e levados à desonra que me desejam mal.Que sejam confundidos por causa da sua vergonha, que me dizem: “Aha, aha!”

A. alegra-te, Senhor, em me livrares: apesar das suas muitas iniqüidades, Davi podia e confiava no Senhor para a libertação. Ele habilmente formulou o pedido, não só pedindo a Deus para libertá-lo, mas pedindo a Deus para ter prazer em sua libertação. Ele podia pedir ousadamente porque acreditava que era consistente com o prazer de Deus.

I. podemos pegar neste princípio e aplicá-lo a muitos dos nossos pedidos.Tenha o prazer, senhor, de me perdoar.Tenha o prazer, senhor, de me corrigir.Tenha o prazer, senhor, de me sustentar.Tenha o prazer, senhor, de me curar.Tenha o prazer, senhor, de me guiar.Tenha o prazer, senhor, de me abençoar.

II. Não nos deve surpreender que o Salmo comece com um louvor triunfante e depois peça desesperadamente ajuda. “Há alguma libertação nesta vida perigosa e incompleta tão completa e permanente que não deixam espaço para perigos futuros? Não deve prever perigos que virão acompanhar a gratidão pelas fugas passadas?”(Maclaren)

B. O LORD, make haste to help me: Though David made his request with skill, it was also made with urgency. David entendeu que a ajuda muito atrasada era a mesma que a ajuda negada.

C. Que se envergonhem e sejam trazidos à confusão mútua que procuram destruir a minha vida: Esta foi a ajuda que Davi buscou. Deus o havia libertado graciosamente( Salmos 40: 1-3), mas a ameaça permaneceu. Davi orou para que Deus desonrasse seus inimigos e fizesse com que fossem confundidos.Como em muitos de seus salmos, Davi está em apuros. No entanto, não se saberia isso desde a primeira parte do Salmo. Sim, Davi precisava da proteção e ajuda de Deus e pediria por isso – mas ele não podia esquecer ou negligenciar a maravilhosa libertação que Deus tinha desistido até aquele ponto, e fazer uma resposta adequadamente rendida.

II. ” o salmista reza pela queda e vergonha de seus inimigos de acordo com os princípios da justiça e com a promessa de Deus de amaldiçoar aqueles que amaldiçoaram seus próprios.”(VanGemeren)

III. que me dizem: “Aha! Aha!”: “O ungodly reader, if such a person look over this page, beware of persecuting Christ and his people, for God surely vinga his own elect. O teu “ahas” vai custar-te caro. É difícil para ti chutar contra os idiotas.”(Clarke)

2. (16-17) Louvor com outro apelo.Que todos os que vos buscam se alegrem e se alegrem em vós; que os que amam a vossa salvação digam continuamente:”o Senhor seja amplificado!Mas eu sou pobre e necessitado, mas o senhor pensa em mim.Você é a minha ajuda e o meu libertador; não se atrase, meu Deus.Que todos os que vos procuram se alegrem e se alegrem em vós: Davi chamou o povo de Deus – pelo menos aqueles que o buscam – para ser feliz nele, e dizer continuamente: “o Senhor seja ampliado!”

I. Davi pensou que louvar a Deus era para ampliá-lo-isto é, para torná-lo maior na percepção de alguém. A ampliação não torna um objeto maior, e não podemos tornar Deus maior. Mas ampliar algo ou alguém é percebê-lo como maior, e devemos fazer isso em relação ao Senhor Deus.Que os que amam a vossa salvação digam continuamente: “seria de pensar que só o amor-próprio deveria fazer-nos amar a salvação. Sim, mas eles adoram porque é dele, que ama a tua salvação.”É o caráter de um santo amar a própria salvação, não como sua, mas como de Deus, como de Deus que o salva.”(Goodwin, cited in Spurgeon)

B. But I am poor and needy; yet the LORD think upon me: David could combinate his sense of great joy in God with a realistic appraisal of his present need. Seguro na verdade de que Deus cuidou e pensou sobre ele, Davi novamente apelou a Deus para ser o seu socorro e libertador, e ele precisava de Deus para fazer isso sem demora.Ele chora: “Eu sou pobre e necessitado. Sua alegria é encontrada em outro. Ele olha para longe de si mesmo, para as consolações que o propósito eterno preparou para ele.”(Spurgeon)

II. pobres e necessitados: “com Tal Pai e tal amigo, a pobreza torna-se rica, e a própria fraqueza é forte. “(Horne)

III. no entanto, o senhor pensa em mim: “ele pensou em ti, e ainda pensa em ti. Quando o pai pensa nos seus filhos, pensa em ti. Quando o Grande Juiz de todos pensa nos justificados, ele pensa em ti. Christian, consegues compreender o pensamento? O Pai Eterno pensa em ti!”(Spurgeon)



+