the Mission of Jesus Christ According to Luke 4: 18-19

Fall 2012 * Vol. 41 N ° 2 · pp. 293-299

Ministry Compass

Elfriede Janz de Verón

Mission begins in the heart of God (Escobar). Deus enviou o seu único filho amado a este mundo. Deus e Jesus enviaram o Espírito Santo a este mundo.Jesus enviou os seus discípulos e nós. Onde? Para este mundo. O Espírito Santo é o principal ator no cumprimento da missão.O Ministério do ensino das instituições educacionais cristãs deve ajudar a igreja no cumprimento de seu ministério, propósitos e missão na sociedade.A missão de Jesus era salvar o que estava perdido. Esta salvação e boa nova foi e é direcionada para todas as áreas de necessidade, pobreza e problema da humanidade. Por natureza, o homem vive separado de Deus. Ele vive com um grande número de problemas e infortúnios, necessitando urgentemente da boa nova do amor, da Graça e do favor de Cristo.Jesus estava convencido de que era capaz de cumprir a sua missão porque Deus o ungiu com o Espírito Santo.Uma passagem que nos fala da missão de Jesus encontra-se em Lucas 4:18-19.4:18 (A): “para proclamar boas novas aos pobres”

há muita pobreza espiritual e moral.A pobreza econômica também é um problema muito real, especialmente em um país como o Paraguai, mas em muitos outros países também.O que fez Jesus pelos pobres?Ele teve compaixão de uma viúva pobre e ressuscitou o seu único filho dos mortos, porque este era a fonte de apoio para o futuro da viúva.Ele curou os leprosos, para que pudessem voltar ao seu trabalho.Ele condenou os ricos que exploravam os pobres, especialmente os órfãos e as viúvas.Por outro lado, vemos que ele elogiou a ação de uma viúva pobre que colocou tudo o que ela tinha na placa de oferta.Ele não a impediu de dar, nem a Bíblia menciona que ele lhe deu quaisquer fundos, agora que ela estava sem dinheiro.Os pobres nem sempre são pobres. Pelo contrário, são muitas vezes ricos em fé. “Ouçam, meus queridos irmãos: Deus não escolheu os pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o reino que prometeu aos que o amam?”(Tiago 2: 5).Conheço várias pessoas com necessidades económicas significativas, mas são ricas em fé e progridem economicamente. Eles não se sentem abandonados por Deus, mas sentem-se muito amados.Do meu ponto de vista, uma pessoa que segue Jesus e confia nele não é pobre. Ele ou ela pode não ter coisas materiais, como fez Jesus e Paulo.A promessa é que Deus providenciará para as suas necessidades. Conhecemos e pregamos o contentamento?

problema: cativeiro

Lucas 4:18(B): “Ele me enviou para proclamar a liberdade para os prisioneiros”

nos Evangelhos não lemos de Jesus libertando ninguém da prisão. (Em Atos lemos de alguns que foram milagrosamente libertados da prisão). Ele nem sequer deu liberdade a João Batista quando ele estava na prisão, embora ele certamente teria tido o poder para fazê-lo.Então, que prisioneiros ele libertou?Prisioneiros do diabo. Jesus libertou muitas pessoas que estavam possuídas por demônios.

  • ainda hoje há muitas pessoas que são prisioneiros do diabo e seus demônios.Em nosso país há muitos que se voltaram para o Espiritismo, bruxaria e leitura da mente e estão de alguma forma vinculados por espíritos malignos. Nós ensinamos aos estudantes em nossas instituições cristãs como essas pessoas podem ser libertadas de seu cativeiro?”Jesus respondeu:” Em verdade vos digo, Todos os que pecam são escravos do pecado ” (João 8:34).Não eram apenas as prostitutas, adúlteros e cobradores de impostos que eram pecadores. Os judeus pensavam que eram livres, Mas Jesus viu que eles estavam totalmente escravizados ao pecado.Hoje, muitos pensam que são livres, mas percebemos que estão presos por coisas como vício, ódio, violência, hipocrisia, inveja, ganância e muitos outros pecados.

prisioneiros de riqueza

  • a riqueza impediu o jovem rico de seguir Jesus, e o dinheiro continua a ser um grande obstáculo, impedindo muitas pessoas de seguir fielmente o Senhor.A nossa missão não se dirige apenas aos pobres, mas também aos ricos. Eles precisam ser libertados do amor ao dinheiro.Os religiosos da época de Jesus estavam vinculados por suas tradições e leis, de modo que não podiam aceitar a graça de Jesus Cristo.Hoje, muitos acreditam que podem garantir a sua salvação observando as tradições religiosas. Acreditando que são livres, são escravos da tradição.

há muitos cativos, mesmo em nossas instituições cristãs. Eles precisam de ser libertados. Proclamamos-lhes a liberdade em Cristo? Proclamamos a liberdade da escravidão de algumas tradições?

  • “assim, se o Filho vos libertar, sereis de fato livres “(João 8:36).Como diz O hino, ” liberdade gloriosa, liberdade maravilhosa, não mais em cadeias de pecado eu Repino.”

problema: Sofrimento físico

Lucas 4:18 (C): “recovery of sight for the blind.”

Jesus se interessou pelo sofrimento físico das pessoas. Não somos o Deus que cura, mas cremos no Deus que pode curar.A Primeira Igreja Cristã clamou a Deus por milagres e cura, e Deus respondeu. Quantos de nós clamamos a Deus por cura?Deus é o mesmo Deus, ontem, hoje e para sempre.Às vezes cura instantaneamente, às vezes é um processo, às vezes usa medicamentos, às vezes só remove a dor; mas podemos gritar com ele e confiar nele.

problema: opressão

Lucas 4:18 (d) “para libertar os oprimidos”

muitos são oprimidos, oprimidos, oprimidos, oprimidos e de luto.

socialmente oprimido

  • Jesus teve compaixão pelos párias (leprosos, por exemplo).Temos uma missão para alcançar os excluídos da sociedade?

Oprimidos pelo pecado e um estilo de vida destrutivo

  • Jesus restaurou a vida da mulher Samaritana.
  • o Filho pródigo voltou para a acolhedora casa de seu pai.

oprimido por experiências de vida difíceis

  • muitos vivem oprimidos pela dor e feridas do abuso da infância passada, infidelidade conjugal e lesão Financeira.Damos esperança e encorajamento aos seus corações feridos e partidos?

oprimido pelo medo e preocupação

  • Jesus disse aos seus discípulos: “não se preocupe “(Matt. 6:31). Medo e preocupação não permitem que uma pessoa viva uma vida feliz e abundante.Mesmo assim, muitos cristãos vivem oprimidos por este mal atual—medo do que está por vir, medo do que os outros dirão, preocupação com o estado econômico atual, preocupação com seus filhos, etc.Vivemos e pregamos a liberdade em Cristo?Os nossos vizinhos, estudantes e irmãos e irmãs em Cristo vêem-nos como pessoas livres?Jesus estava completamente livre e só ele pode dar a verdadeira liberdade.

conclusão

boas notícias: Agora é o ano do favor do Senhor (Lucas 4:19)

acreditamos que chegou a hora em que Deus está manifestando seu favor de uma forma especial no Paraguai e na América do Sul.O Ministério do ensino das instituições educacionais cristãs deve se alinhar com a missão da Igreja. Além disso, deve ajudar a igreja no cumprimento de seu ministério, propósitos e missão na sociedade.As instituições cristãs devem falar a mesma língua que a Igreja. A missão da igreja, e consequentemente a nossa missão, uma vez que fazemos parte da Igreja, é levar a boa nova da Graça de Jesus Cristo a este mundo cheio de necessidades, problemas e infortúnios.Como Jesus, precisamos da unção com o Espírito Santo; caso contrário, nosso ministério será limitado apenas ao poder humano e aos esforços humanos.Jesus foi enviado por seu pai “para anunciar boas novas aos pobres . . . liberdade para os prisioneiros e recuperação da visão para os cegos, para libertar os oprimidos, para proclamar o ano do favor do Senhor” (Lucas 4:18-19). E ele diz, falando a Seu Pai: “assim como me enviastes ao mundo, assim os enviei ao mundo” (João 17:18).Elfriede Janz de Verón é instrutor do Novo Testamento no Instituto Bíblico Asunción, em Assunção, Paraguai. Tem um Doutoramento em Educação. Esta meditação foi realizada na consulta de Educação Superior do ICOMB em Winnipeg, em junho de 2011.



+