Um Messiânica Seder de pessach para Famílias com Crianças

Um Messiânica Seder de pessach para Famílias com Crianças

Pesquisado, escrito e compilado por Jennifer Duques Lee(Você pode imprimir e usar. Sinta-se à vontade para fazer ajustes adequados à idade.)

participamos desta refeição no que é conhecido na tradição cristã como “Quinta-Feira Santa”, ou no dia antes da sexta-feira Santa.

Decore a sua mesa com um pano branco, velas, ramos de palmeira de Domingo de Ramos e cestas de pão achatado ou bolachas de Matzo (disponíveis na maioria das grandes mercearias). Para cada lugar, coloque um cálice, um pedaço de papel de alumínio como um prato. Não são necessários utensílios. Ao redor da mesa, ter algumas pequenas taças de água salgada.

em cada “prato” de papel de alumínio, inclui o seguinte: um ovo cozido com casca; algumas nozes; frutas, tais como morangos, fatias de maçã, fatias de laranja e uvas; e um pouco de rábano num copo pequeno.

definir um lugar extra para representar o lugar de Jesus na mesa.

nas proximidades, ter uma tigela de água quente para lavar os pés, juntamente com uma toalha.

tenham sumo de uva e cordeiro prontos. (Mantenha lamb em baixo no forno. Link para receita aqui).Antes da refeição, esconda o afikomen. O afikomen é um pedaço do teu matzo, partido e escondido num pano branco. Tem doces como prémio para a criança que encontrar as afikomen embrulhadas em pano. Ou ter doces para todas as crianças. A caça ao afikomen terá lugar depois da refeição terminar.

tocar música de fundo, incluindo canções tradicionais do Seder da Páscoa e canções cristãs contemporâneas ou hinos. Nós usamos uma celebração do Seder da Páscoa, da série de canções judaicas Holiday, bem como canções cristãs como “In Christ Alone”, “Above All”, e “How Deep the Father’s Love.”

tenha sua Bíblia pronta. Permita que seus filhos façam perguntas e mantenham a atmosfera leve. Isto é uma celebração.Pai: esta noite, participamos no Seder da Páscoa. É uma tradição celebrada pelo povo judeu como parte da Páscoa judaica. A Páscoa celebra o tempo em que Deus, através de Moisés, conduziu o seu povo para fora da escravidão. O faraó egípcio deixou o povo ir atrás do anjo da morte matou todos os primogênitos no Egito, mas” passou ” as casas israelitas com sangue de cordeiro em suas portas.

(opcional: dependendo do que você acha que é apropriado para a idade do seu filho em relação à explicação da Páscoa, você pode optar por ter uma página de coloração de um homem preparando o seu pouso clicando aqui. Ter a cor da criança ou pintar a porta de vermelho. Explique que esta foi uma mensagem para o anjo da morte para “passar” aquelas casas e poupar as crianças. Pergunte às crianças como se sentiram naquela noite se foram os pais que pintaram a porta, ou uma criança dentro da casa.)

pai: esta noite, celebramos um ritual judaico. Mas nós não somos judeus. Somos cristãos. Então porque achas que devemos celebrar a Páscoa? (Dar às crianças uma chance de responder, e estar aberto aos seus pensamentos e perguntas.)

pai: uma razão pela qual celebramos é lembrar como Deus ajudou o seu povo, levando-os para fora da escravidão. Lembramos que Deus mantém suas promessas. Você pode pensar em um momento em que Deus manteve uma promessa em sua vida? (Permitir que as crianças respondam.)

Pai: nós também celebramos a Páscoa Porque Jesus o fez! Lembras-te quando Jesus se juntou aos amigos para um último jantar antes de morrer na cruz? Aquela “Última Ceia”foi durante uma celebração da Páscoa. Durante o jantar, Jesus introduziu a Primeira Comunhão aos discípulos. Ele pegou no pão, partiu-o e disse: “Este é o meu corpo.”Ele tomou um copo de vinho, levantou-o e disse:” Este é o meu sangue.”

parental: O que você acha que os discípulos pensaram quando ele disse que seu corpo era o pão e seu sangue era o vinho? (Permitir que as crianças compartilhem respostas.)

pai: os discípulos podem ter sido confundidos. Nunca ninguém disse nada assim antes. Com Jesus, esta refeição foi dada um novo significado. Pão e vinho também tinham um novo significado. Até os seus melhores amigos, os discípulos, ficaram surpreendidos e espantados!Pai: e assim, comemos esta refeição para nos lembrarmos de Jesus Cristo. Comeremos os mesmos tipos de alimentos que Jesus comeu. Vamos dizer algumas das mesmas palavras que ele disse. E também podemos ficar espantados!Pai: (chamando a atenção para as taças) durante a refeição, você será servido uma bebida quatro vezes, que é uma antiga tradição do Seder da Páscoa. As quatro taças são: o cálice da santificação, que nos lembra as promessas de Deus; o cálice da libertação, porque Deus trouxe (ou livrou) o seu povo da escravidão; o cálice da redenção, porque Jesus morreu por nós; e o cálice do louvor, porque agradecemos a Deus pelo que ele fez.

parental: (Chamando a atenção para o lugar vazio) e lembramos ao longo de nosso jantar desta noite, que Jesus está sempre em nossa mesa, assim como ele estava na mesa com os discípulos.

leitor de crianças( ou pai): leia De Marcos 14: 12-16. Discuta brevemente. Note como a Bíblia diz que Jesus estava celebrando a festa da Páscoa na noite antes de morrer na cruz.

leitor de crianças (ou pai): leia Lucas 22: 14-15. Discuta brevemente. Pergunte às crianças o que eles pensam que Jesus quis dizer quando ele falou sobre sofrimento. Pergunte-lhes como eles pensam que os discípulos poderiam ter se sentido. Como Jesus poderia ter se sentido?Pai: começamos esta noite com a nossa primeira taça-a Taça da santificação e da Liberdade.

Pour small amount of grape juice in each goblet. Espera para beber.

PARENT, you may try to say this: Baruch atah adonai, elohay numelech hadlam boray pree hagafen. Bendito sois vós, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que faz o fruto da videira.

toda a gente bebe primeiro copo.Pai: no Seder tradicional, o primeiro copo foi seguido pela lavagem cerimonial das mãos. Durante a Última Ceia, pode ter sido Quando Jesus lavou os pés dos seus amigos. (Read John 13: 3-5, 14-15 .)

neste momento, pode optar por lavar os pés dos seus filhos. E também podem lavar a tua.Lavar as mãos .

pai: neste ponto da refeição da Páscoa, a primeira “imersão” ocorreu. Esta é representada esta noite pela salsa e água salgada. Vais mergulhar a salsa na taça de água salgada. A salsa lembra-nos o hissopo que aplicou o sangue do Cordeiro nas portas das casas. A água salgada lembra-nos as lágrimas derramadas na escravidão e as águas do Mar Vermelho. Deus separou as águas para que as pessoas pudessem passar para a segurança e liberdade.

mergulha duas vezes e come. Encoraje as crianças a saborear o sal e lembre-se das lágrimas.

Pour second cups. Não beba ainda.

pai: após o mergulho, O anfitrião de um Seder Páscoa derrama a segunda taça, mas os participantes ainda não beberam. O passo seguinte foi fazer perguntas, geralmente pelos mais jovens.Por que esta noite é diferente de todas as outras noites?Pai: porque já fomos escravos de Faraó no Egito, mas o Senhor nos tirou com uma mão poderosa e um braço estendido.

criança: nesta noite, por que comemos apenas pão ázimo?Pai: a tradição bíblica diz que o povo teve que deixar o Egito tão rapidamente que não tiveram tempo de deixar o pão subir. Então fizeram massa sem fermento.

criança: em todas as outras noites comemos todos os tipos de ervas, mas esta noite apenas ervas amargas. Porque os mergulhamos?

pai: porque isso nos lembra da amargura da escravidão. Nesta noite mergulhamos em água salgada para nos lembrar das lágrimas.

explicar cada elemento da refeição da Páscoa. Explique como alguns dos alimentos podem ter um sabor diferente do que normalmente comem. Encoraje os seus filhos a estarem dispostos a experimentar coisas novas, e a lembrar que cada parte da refeição tem um significado especial.O pão ázimo, ou Matzo, lembra-nos que o povo judeu não teve tempo de deixar a massa subir quando fez o pão, por isso não usou levedura. Tiveram de fugir rapidamente.

o rábano-silvestre representa ervas amargas — ou moror-para nos lembrar da amargura da escravidão.O ovo representa oferendas que foram trazidas a Deus no Templo de Jerusalém nos tempos antigos. Você também pode dizer-lhes que a casca vazia do ovo pode nos lembrar do túmulo vazio.O Cordeiro simboliza o sacrifício da Páscoa.

a fruta e as nozes – servidas esta noite separadamente-foram muitas vezes combinadas em uma mistura doce e grosseira chamada charoset. Isto representa a argamassa usada pelos escravos no seu trabalho. (Você pode optar por fazer charoset. Muitas receitas disponíveis online.)

pai: pode agora beber do segundo copo – o copo de libertação.

PARENT may say: Barach atah adonai, elohay numelech hadlam, boray pree hagafen.(E / ou) … Bendito sois vós, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que faz o fruto da videira.

os pais, os filhos ou toda a família podem dar graças antes da refeição ser ingerida.

Serve cordeiro neste momento. (Nós não usamos Utensílios.)

COMER A REFEIÇÃO.Após a refeição, pode dizer esta bênção .: Abençoado sejas o nosso Deus, Rei do Universo, que alimenta o mundo inteiro, com a tua bondade e com graça, bondade e misericórdia, pois a tua misericórdia dura para sempre.Neste momento, a terceira taça, a Taça da Redenção, é servida. Dependendo de suas tradições religiosas e crenças em relação à comunhão, você pode servir a comunhão em torno da mesa neste momento. Caso contrário, você pode simplesmente notar que este é o momento em que Jesus teria servido a comunhão, e você pode beber sua terceira xícara de suco individualmente.

pai: (modificar, se os seus filhos ainda não comungarem): Vamos agora servir a terceira taça – a Taça da redenção-como parte do nosso serviço de comunhão em torno desta mesa. Jesus teria feito isso na noite da Última Ceia, quando celebrou a Páscoa com os discípulos no Quarto Superior. Na tradição judaica, o cálice da redenção recordou a promessa de Deus a Moisés: Eu te redimirei com um braço estendido. Imagine a surpresa dos discípulos quando Jesus de repente deu a este cálice de redenção um novo significado. Durante o terceiro cálice, Jesus tomou o cálice e deu graças, dizendo: Bebei dele, todos vós. Este é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para o perdão dos pecados. Digo-vos que não beberei deste fruto da videira de agora em diante até ao dia em que o beber novamente convosco no reino do meu pai.Ele também tomou o pão, deu graças e partiu-o, dizendo: “Este é o meu corpo, dado por ti. Faz isto em memória de mim.”

Reze a oração do Senhor.

nós servimos comunhão, um para o outro, em torno da sala. Você pode oferecer tanto o pão e suco de uva ou vinho para a pessoa ao seu lado, dizendo: “(Nome da pessoa), este é o corpo de Cristo, dado para você. Este é o sangue de Cristo, derramado por ti.”

depois de comungar, você pode agora orar uma oração de agradecimento a Jesus pelo que ele fez por nós.Pai: chegámos à quarta e última Taça, a taça de louvor.

Pour finais cups.

pai: Baruch atah adonai, elohay numelech haolam, boray pree hagafen.Bendito sois vós, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que faz o fruto da videira.

beba.

HUNT FOR THE HIDDEN AFIKOMEN. Quando encontrarem este pão, partido e embrulhado num pano branco, perguntem – lhes o que isso lhes lembra, na história da Páscoa. (O corpo de Cristo embrulhado em um pano e escondido em um túmulo).Pai: o Seder da Páscoa tradicionalmente chega ao fim com um hino de encerramento. Faremos o mesmo esta noite, cantando a Doxologia.Louvai a Deus de quem todas as bênçãos fluem Louvai-o a todas as criaturas abaixo de 6090 Louvai-o acima das hostes celestiais Louvai o Pai, o Filho e o Espírito Santo.Ámen.



+