comentários bíblicos

versículos 1-23

Haggai 2: 1. No sétimo mês, no um e vigésimo dia do mês, veio a palavra do Senhor pelo profeta Ageu, dizendo: o povo de Deus precisa ser falado com muita frequência; e cada vez que Deus fala com eles, ele leva em conta isso. Façamos o mesmo: não pensemos que é um assunto tão insignificante para nós ouvir um sermão do evangelho que não precisamos tomar nota quando o ouvimos. Oh, que a palavra do Senhor era mais preciosa para nós nestes dias! Louvemos a Deus por isso, e não consideremos que seja uma coisa tão comum que não notemos mais do que tomamos o pequeno-almoço ou nos sentamos para jantar.

Haggai 2: 2-3. Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: Quem há entre vós que viu esta casa na sua primeira glória? e como o vê agora? não está nos teus olhos em comparação com isso como nada?Não podia ter restado muitas pessoas que tivessem visto o Templo de Salomão. Se algum deles ainda estava vivo naquele tempo, eles devem ter sido pessoas extremamente envelhecidas; no entanto, havia muitos, cujos pais tinham visto isso, e que tinham ouvido de seus pais, quando se sentaram de joelhos como crianças, que lugar glorioso a casa de Deus tinha sido no dia de Salomão.

Haggai 2: 4. No entanto, agora ser forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos exércitos:Esta é a segunda vez que Ageu foi enviado com esta mensagem. Era tão rico, tão cheio, tão divinamente encorajador, que o Senhor poderia muito bem repeti-lo: “eu estou convosco, diz O Senhor dos Exércitos.”

Haggai 2: 5-7. De acordo com a palavra que fiz contigo quando saíste do Egito, assim permanece entre vós o meu Espírito; não temais. Porque assim diz o SENHOR dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e o desejo de todas as nações virão: e encherei esta casa de glória, diz O Senhor dos Exércitos.

e Assim aconteceu que, ao segundo templo, o Infante de Belém, foi trazido, que glorioso “Desejo de todas as nações” a quem adoramos; e assim aconteceu que a glória da segunda casa, afinal de contas, era muito maior que a glória da primeira.

Haggai 2: 8. A prata é minha, e o ouro é meu, diz O Senhor dos Exércitos.Os cativos libertados não tinham muito com que construir o segundo templo, mas Deus tinha tudo o que era necessário, e ele estava disposto a fornecê-los com o suficiente para todas as necessidades da grande obra que tinham realizado em seu nome.

Haggai 2: 9. A glória desta última casa será maior do que a dos primeiros, diz O Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei paz, diz O Senhor dos Exércitos.O príncipe da paz deu paz a muitos naquele segundo templo.

Haggai 2: 10. No vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR por intermédio do profeta Ageu, dizendo:

Aqui está outra mensagem do Senhor, e a data de entrega é cuidadosamente observado como as datas de aqueles que o precederam.

Haggai 2: 11-14. Assim diz O Senhor dos Exércitos: Perguntai agora aos sacerdotes sobre a lei, dizendo: Se alguém tiver carne santa na saia da sua vestimenta, e com a sua saia tocar pão, ou potes, ou vinho, ou azeite, ou qualquer outra carne, será santo? E os sacerdotes, respondendo, disseram: não. Então disse Ageu: Se alguém que é imundo por um cadáver tocar em algum destes, será imundo? Responderam, pois, os sacerdotes: será imundo. Então respondeu Ageu, e disse: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz O Senhor, e assim é toda a obra das suas mãos; e o que ali oferecem é imundo. O que é cerimonialmente Santo não pode comunicar Sua Santidade ao que é impuro; mas o que é impuro, aos olhos da lei, pode comunicar sua impureza a qualquer coisa que a toca. Estas pessoas, sendo elas mesmas contaminadas com o pecado, não poderiam trazer a Deus nem serviço aceitável nem ofertas aceitáveis.

Haggai 2: 15-17. E agora, peço-vos, considerar desde este dia em diante, antes que se lançasse pedra sobre pedra no templo do SENHOR: desde aqueles dias quando alguém vinha a um montão de vinte medidas, e havia somente dez; quando vinha para a imprensa iva para tirar cinqüenta embarcações de imprensa, havia somente vinte. Feri-vos com fogo, com míldio e com granizo em todos os trabalhos das vossas mãos; porém não vos voltastes para mim, diz O Senhor.Quantas vezes, nestes dois capítulos, a palavra “considerar” ocorre! E este assunto do castigo do Senhor era bem digno da consideração séria e solene do seu povo, mas não foram trazidos ao arrependimento por tudo o que sofreram.

Haggai 2: 18-19. Considere-o agora, desde este dia e para cima, desde os vinte e quatro do nono mês, desde o dia em que foi posto o fundamento do Templo do Senhor. A semente já está no celeiro? ainda a videira, a figueira, a romã e a Oliveira ainda não deram à luz.: a partir de hoje vou abençoar-te.Este foi, de facto, um dia memorável na sua história; espero que muitos de nós também possam lembrar-se de um dia tão notável na nossa vida, quando o Senhor nos disse: “a partir de hoje irei abençoar-vos.”

Haggai 2: 20-23. E de novo a palavra do SENHOR veio a Ageu no dia vinte e quatro do mês, dizendo: Fala a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: farei tremer os céus e a terra; e transtornarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos dos gentios; e derrubarei os carros, e os que neles cavalgam, e os cavalos e os seus cavaleiros descerão, cada um pela espada de seu irmão.Naquele dia, diz O Senhor dos Exércitos, te tomarei, ó Zorobabel, meu servo, filho de Sealtiel, diz O Senhor, e te farei como sinal; porque te escolhi, diz O Senhor dos Exércitos. Esta exposição consistiu em leituras de Haggai 1, 2, 6675.



+