Lucas 24 Comentário Bíblico

completo conciso

conteúdo do Capítulo

a ressurreição de Cristo. (1-12) ele aparece para dois discípulos a caminho de Emaús. (13-27) e torna-se conhecido por eles. (28-35) Cristo aparece para os outros discípulos. (36-49) His ascension. (50-53)

comentário sobre Lucas 24:1-12

(lê o Luke. 24:1-12)

veja o afeto e o respeito que as mulheres mostraram a Cristo, depois que ele foi morto e enterrado. Observe sua surpresa quando encontraram a pedra rolada, e a sepultura vazia. Os cristãos muitas vezes se confundem com aquilo com que devem confortar-se e encorajar-se. Eles preferem encontrar o seu mestre em suas roupas de sepultura, do que anjos em suas vestes brilhantes. Os anjos asseguram-lhes que ele ressuscitou dos mortos; ressuscitou pelo seu próprio poder. Estes anjos do céu não trazem nenhum novo evangelho, mas lembram as mulheres das palavras de Cristo, e ensinam-lhes como aplicá-los. Podemos perguntar o que esses discípulos, que acreditavam que Jesus era o Filho de Deus e o verdadeiro Messias, que havia sido dito muitas vezes que ele deve morrer, e subir novamente e, em seguida, entrar em sua glória, que o tinha visto mais de uma vez, ressuscitai os mortos, mas deve ser assim para trás, para acreditar na sua elevando a si mesmo. Mas todos os nossos erros na religião nascem da ignorância ou do esquecimento das palavras que Cristo falou. Pedro agora corre para o sepulcro, que ultimamente tem fugido do seu mestre. Ele ficou espantado. Há muitas coisas intrigantes e perplexas para nós, que seriam claras e lucrativas, se entendêssemos corretamente as palavras de Cristo.

comentário sobre Lucas 24:13-27

(lê o Luke. 24:13-27)

esta aparição de Jesus aos dois discípulos que iam a Emaús, aconteceu no mesmo dia em que ele ressuscitou dos mortos. Torna-se bem para os discípulos de Cristo falar juntos de sua morte e ressurreição; assim, eles podem melhorar o conhecimento uns dos outros, refrescar a memória uns dos outros, e agitar as afeições devotas uns dos outros. E onde dois juntos estão bem empregados nesse tipo de trabalho, ele virá a eles, e fará um terceiro. Aqueles que buscam a Cristo, encontrá-lo-ão; ele se manifestará àqueles que consultam depois dele; e dará conhecimento àqueles que usam a ajuda para o conhecimento que têm. Não importava como era, mas assim era, eles não o conheciam; ele assim ordenava, para que pudessem falar mais livremente com ele. Os discípulos de Cristo são muitas vezes tristes e tristes, mesmo quando têm razões para se alegrar; mas, pela fraqueza da sua fé, não podem tomar o conforto que lhes é oferecido. Embora Cristo esteja em seu estado de exaltação, ele percebe as dores de seus discípulos, e é aflito em suas aflições. Aqueles são estranhos em Jerusalém, que não sabem da morte e dos sofrimentos de Jesus. Aqueles que têm o conhecimento de Cristo crucificado, devem procurar espalhar esse conhecimento. Nosso Senhor Jesus repreendeu-os pela fraqueza de sua fé nas escrituras do Antigo Testamento. Se conhecíamos mais dos conselhos divinos, na medida em que eles são conhecidos nas escrituras, não deveríamos estar sujeitos às perplexidades em que muitas vezes nos enredamos. Ele mostra – lhes que os sofrimentos de Cristo eram realmente o caminho indicado para a sua glória; mas a Cruz de Cristo era aquilo com o qual eles não podiam reconciliar-se. Começando em Moisés, o primeiro escritor inspirado do Antigo Testamento, Jesus lhes expôs as coisas a respeito de si mesmo. Há muitas passagens em todas as escrituras a respeito de Cristo, que é de grande vantagem para juntar. Não podemos ir longe em nenhuma parte, mas encontramos algo que tem referência a Cristo, alguma profecia, alguma promessa, alguma oração, algum tipo ou outro. Um fio dourado da graça evangélica corre por toda a teia do Antigo Testamento. Cristo é o melhor expositor da Escritura; e mesmo depois de sua ressurreição, Ele levou as pessoas a conhecer o mistério a respeito de si mesmo, não avançando novas noções, mas mostrando como a Escritura foi cumprida, e voltando-as para o estudo sério dela.

comentário sobre Lucas 24:28-35

(lê o Luke. 24:28-35)

se queremos que Cristo habite conosco, devemos ser sinceros com ele. Aqueles que experimentaram o prazer e o lucro da comunhão com ele, não podem deixar de desejar mais de sua companhia. Tomou pão, e o abençoou, e travou, e lhes deu. Isso ele fez com sua habitual autoridade e afeto, da mesma maneira, talvez com as mesmas palavras. Ele aqui ensina-nos a desejar uma bênção em cada refeição. Veja como Cristo por Seu Espírito e graça se torna conhecido para as almas de seu povo. Ele lhes abre as escrituras. Ele os encontra à sua mesa, na ordenança da ceia do Senhor; é-lhes conhecido por partirem o pão. Mas o trabalho é completado pela abertura dos olhos de sua mente; no entanto, são apenas vistas curtas que temos de Cristo neste mundo, mas quando entrarmos no céu, vamos vê-lo para sempre. Eles tinham encontrado a pregação poderosa, mesmo quando eles não conheciam o pregador. As escrituras que falam de Cristo, aquecerão os corações dos seus verdadeiros discípulos. É provável que isso faça muito bem, o que nos afeta com o amor de Jesus em morrer por nós. É dever daqueles a quem ele se mostrou, deixar que os outros saibam o que ele fez por suas almas. É de grande utilidade para os discípulos de Cristo comparar suas experiências, e dizer-lhes uns aos outros.

comentário sobre Lucas 24:36-49

(lê o Luke. 24:36-49)

Jesus apareceu de uma maneira milagrosa, assegurando aos discípulos a sua paz, embora eles o tivessem abandonado ultimamente, e prometendo paz espiritual com todas as bênçãos. Muitos pensamentos problemáticos que inquietam nossas mentes, surgem de erros a respeito de Cristo. Todos os pensamentos problemáticos que surgem em nossos corações a qualquer momento, são conhecidos do Senhor Jesus, e estão desagradando a ele. Ele falou com eles sobre a incredulidade irracional deles. Nada tinha passado senão o que foi predito pelos profetas, e necessário para a salvação dos pecadores. E agora todos os homens devem ser ensinados a natureza e necessidade do arrependimento, a fim de perdoar seus pecados. E essas bênçãos deveriam ser buscadas, pela fé no nome de Jesus. Cristo, pelo seu espírito, trabalha nas mentes dos homens. Até os bons homens precisam de ter os seus entendimentos abertos. Mas para que tenhamos pensamentos certos de Cristo, não precisa mais do que ser feito para entender as escrituras.

comentário sobre Lucas 24:50-53

(leia Lucas 24:50-53)

Cristo ascendeu de Betânia, perto do Monte das Oliveiras. Ali estava o jardim em que os seus sofrimentos começaram; ali estava ele em sua agonia. Aqueles que iriam para o céu, devem subir da casa dos sofrimentos e tristezas. Os discípulos não o viram levantar-se da sepultura; a sua ressurreição podia ser provada pelo facto de o verem vivo depois; mas viram-no subir para o céu; de outra forma não podiam ter uma prova da sua ascensão. Levantou as mãos e abençoou-as. Ele não foi embora em desagrado, mas no amor, ele deixou uma bênção para trás. Quando ele se levantou, assim ele ascendeu, por seu próprio poder. Eles veneravam-no. Esta nova exibição da glória de Cristo tirou deles novos reconhecimentos. Regressaram a Jerusalém com grande alegria. A glória de Cristo é a alegria de todos os verdadeiros crentes, mesmo enquanto eles estão aqui neste mundo. Enquanto esperamos pelas promessas de Deus, devemos sair para encontrá-los com nossos louvores. E nada melhor prepara a mente para receber o Espírito Santo. Os medos são silenciados, as tristezas adoçadas e dissipadas, e as esperanças mantidas. E esta é a base da ousadia de um cristão no trono da Graça; sim, o trono do Pai é o trono da Graça para nós, porque também é o trono do nosso Mediador, Jesus Cristo. Confiemos nas suas promessas e pleiteemo-las. Atendamos às suas ordenanças, louvemos e abençoemos a Deus pelas suas misericórdias, definamos os nossos afetos sobre as coisas acima, e esperamos que o regresso do Redentor complete a nossa felicidade. Amem. Mesmo assim, Senhor Jesus, Vem depressa.



+