Comentários sobre John 2:13-22

como dizem os evangelhos sinóticos, Jesus limpou simbolicamente o templo em Jerusalém quando se aproxima do fim do seu ministério.Em Mateus 21: 12-17, Marcos 11: 15-19, e Lucas 19:45-48, Jesus entrou no templo, derrubou as mesas, e citou Isaías 56:7, “a minha casa será chamada de casa de oração” E Jeremias 7:11, “fizeste dele um covil de ladrões.”Esta ação intensifica o desejo entre os líderes judeus de silenciar Jesus, na verdade para destruí-lo (Marcos 11:18; Lucas 19:47).O evangelho de João difere deste quadro mais familiar de formas muito importantes. Primeiro, Jesus está apenas começando seu ministério. Logo após o milagre de Caná, na Galiléia, ele retornou a Cafarnaum “com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos” (2:12). João nos diz em 2: 11 que seus discípulos “acreditavam nele” após o primeiro sinal de mudar a água para o vinho. Agora, nesta passagem, veremos os discípulos ativamente empenhados em tentar entender este Jesus Em quem eles” crêem ” com a ajuda da Escritura.Também veremos nestes versículos que tal compreensão da Escritura e do Senhor é um processo em desenvolvimento. De fato, a” lembrança ” da Escritura e das próprias palavras de Jesus está no centro das vidas dos discípulos de Jesus. Quão útil é ver os próprios discípulos de Jesus chegar a uma compreensão mais profunda do que significa crer em Jesus. Gradualmente, eles vêm mais plenamente para entender como Jesus serve ao Deus que o enviou por amor ao mundo.A crença com base no primeiro sinal de Jesus rapidamente se revelaria superficial, mesmo insustentável. Essa crença, por mais importante que possa ter sido, deve ser aprofundada e ampliada. A limpeza do templo elabora a identidade de Jesus para seus discípulos e para os leitores de João. Além disso, ele leva os discípulos, então e agora, para o engajamento contínuo com as Escrituras como a palavra confiável (se não sempre cristalina) de Deus sobre os propósitos de Deus neste mundo que Deus ama.A passagem é um diálogo no qual Jesus e os judeus falam entre si sem surpresa no evangelho de João. Ela abre com vários versículos descrevendo a entrada de Jesus no templo e fazendo seu chicote de cordas para expulsar os empresários e toda a sua parafernália. Nos versículos 16 e 18-20, Jesus e os judeus falam uns com os outros sobre suas ações.

tecidos neste diálogo (versículos 17 e 22) são descrições das reações de seus discípulos sobre o que está acontecendo diante de seus olhos e o que está sendo dito sobre isso. O versículo 21, entretanto, é um comentário do narrador por causa do leitor.

em essência, então, existem alguns caracteres em 2: 13-22:

  • Jesus
  • os Judeus
  • os discípulos
  • o narrador
  • a voz do profeta Zacarias
  • a voz do salmista (David, de acordo com o Salmo 69)
  • e os leitores expressa pelo narrador necessidade de interpretar a afirmação de Jesus

Central para a passagem, e, mais ainda, para sua utilização como um Anúncio de texto, é o ato de interpretação e lembrar-se. As duas vezes que os discípulos aparecem, eles estão se lembrando. No versículo 17, eles refletem sobre a citação de Jesus de Zacarias 14: 20-21 em termos do Salmo 69:9. Jesus explica a limpeza do templo em termos proféticos, condenando o uso do templo para o comércio.Sim, o “comércio” em questão era legítimo e necessário para peregrinos e outros que não tinham moedas adequadas para comprar os animais necessários no culto do templo. Esse fato histórico não é relevante. Em vez disso, Jesus está se declarando como profeta e como alguém que afirma que a casa do Senhor é a casa de seu “pai”. Seus discípulos têm a primeira dica do conflito extremo que estará no coração do Ministério de Jesus, e reconhecê-lo como presságio da morte de Jesus.Apesar de sua compreensão crescente dos perigos que cercam Jesus, Filho de Deus, Rei de Israel (1:49), Os discípulos não são mais capazes do que os “judeus” de compreender plenamente a declaração de Jesus no versículo 19. (E lembrem-se, os próprios discípulos, como Jesus, também são judeus). Jesus oferece um sinal tão ultrajante e tão incompreensível; só depois da sua ressurreição é que os seus discípulos compreendem o que ele acabou de dizer. Jesus parece falar do templo, mas não fala. Ou será que tem?Na época do evangelho de João, o templo em Jerusalém já tinha sido derrubado, mas Jesus ressuscitou dentre os mortos. Ele é o templo em vez disso, o único que Deus enviou para tomar o lugar do templo? De fato, parece que sim, dada a declaração de Jesus em João 4: 20-23. O templo em si não é levantado novamente. Mas quando o narrador nos informa que Jesus é criado em três dias, vemos que o antigo templo não importará mais para os cristãos.Os discípulos, é claro, ainda têm diante deles todo esse discernimento. Eles não ouvem a explicação do narrador. Em contraste, nós leitores somos duplamente tranquilizados pelo narrador.Em primeiro lugar, somos informados de que Jesus tinha um significado particular em mente que não era compreendido pelo seu público contemporâneo, um significado que torna a profecia de Jesus abundantemente verdadeira. Em segundo lugar, estamos seguros de que os discípulos vêm a entender isso quando sua experiência alcança a dos leitores. Isto é, quando os discípulos descobrirem o que o narrador e seu público já sabem, que Jesus vai morrer e ser ressuscitado em três dias, eles também vão olhar para trás para esta previsão no versículo 19 e compreendê-la plenamente.Naquele momento, depois da ressurreição de Jesus, quando os discípulos recordam este momento e compreendem mais plenamente o seu Senhor, oferecem-nos um exemplo. Por lembrar e acreditar se unem novamente no versículo 22. Eles se lembram do que Jesus disse. Eles viram isso acontecer. Eles crêem novamente na Escritura (a palavra profética que Jesus cita) e na própria palavra profética de Jesus.Esta passagem nos apresenta a promessa de que, se prestarmos atenção e recordarmos, então a Escritura e seu Senhor serão revelados como verdadeiros e confiáveis. Por mais misteriosa e incompreensível que a palavra ou obras de Jesus estejam no presente, envolver-se com a crença e manter a Escritura em mente, eventualmente, trará discípulos para o lugar onde as coisas se juntam e a crença é criada.

a passagem nos lembra de duas coisas adicionais (pelo menos!). Uma delas é que a expansão, aprofundamento, amadurecimento da crença vem em um processo de engajamento, experienciação e lembrança. Outra é que isso é possível porque o mesmo Deus enviou os profetas cujas palavras são escrituras (mesmo para Jesus) e enviou Jesus. Este Deus continua a estar entre nós como o Espírito Santo. A confiabilidade é a confiabilidade de Deus, a fidelidade de Deus.



+