o projeto Bíblico da profecia messiânica

Pergbah-Torah-Scroll

levantar o pergaminho da Torá

“hoje chamo os céus e a terra como testemunhas contra vós, que vos pus diante da vida e da morte, bênçãos e maldições. Agora escolhe a vida, para que tu e os teus filhos possam viver.”(Deuteronômio 30:19)

no Livro de Deuteronômio, Moisés dá suas últimas palavras aos israelitas, advertindo-os a seguir e obedecer a Deus, em vez de se voltar para falsos ídolos.

ele os chama para serem deliberados em suas ações. Eles têm uma escolha, diz ele, entre a vida e a morte, bênçãos e maldições.Ele os exorta a escolher a vida e as bênçãos que vêm de obedecer a Palavra de Deus e servi-lo.

as bênçãos e a promessa da pátria judaica

a escolha parece simples, mas com o tempo o povo de Israel se afastou das leis e ensinamentos de Deus e, como resultado, foram espalhados por todas as nações.Ainda assim, mesmo quando essas bênçãos e maldições estavam sendo delineadas, Deus previu que isso aconteceria e prometeu que ele traria seu povo para casa:”mesmo que você tenha sido banido para a terra mais distante sob os céus, de lá o Senhor seu Deus irá reuni-lo e trazê-lo de volta. Ele levar-vos-á para a terra que pertencia aos vossos antepassados, e vós tomareis conta dela.”(Deuteronômio 30:4-5)

o homem judeu ortodoxo-Western Wall Plaza-Kotel

um homem judeu ortodoxo no Muro Ocidental(gemido)

a redenção física do Povo Judeu de volta à sua terra é um tema forte na Bíblia e esta promessa é repetida muitas vezes nas escrituras.

Aqui estão alguns outros exemplos:

” eles vão reconstruir as antigas ruínas e restaurar os lugares há muito devastados; eles vão renovar as cidades arruinadas que foram devastadas por gerações.”(Isaías 61:4)

“porque o tempo está chegando em que eu vou restaurar a sorte do meu povo de Israel e Judá. Vou trazê-los para casa, para esta terra que dei aos seus antepassados, e eles vão possuí-la novamente. Eu, o Senhor, falei!”(Jeremias 30:3)

“trarei o meu povo Israel de volta do exílio. Reconstruirão as cidades arruinadas e nelas viverão. Plantarão vinhas e beberão os seus vinhos, farão jardins e comerão os seus frutos.”(Amos 9:14)

é emocionante viver no dia em que tais promessas dramáticas estão sendo cumpridas!Tal como Deus prometeu inúmeras vezes nas Escrituras, A Terra Santa está a ser reconstruída pelo povo judeu.Em cumprimento de centenas de profecias bíblicas como estas, Deus está agora a devolver o remanescente de volta à sua terra.Como ele prometeu, a nação de Israel tornou-se de fato uma bênção para as nações com seus avanços tecnológicos, científicos, médicos e agrícolas.Mas acima destas bênçãos modernas está a bênção eterna da palavra escrita de Deus e o presente de salvação através de Yeshua HaMashiach (Jesus, O Messias).Essas bênçãos se originam na fé do patriarca Abraão, o pai do Povo Judeu.”Bem-aventurado é aquele cujas transgressões são perdoadas, cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado aquele cujo pecado O Senhor não conta contra eles e em cujo espírito não há engano.”(Salmo 32:1-2)

mesmo que toda a casa de Abraão fosse dedicada a adorar ídolos e falsos deuses, quando o criador invisível do universo falou com ele, Abraão escolheu obedecer e seguir.Abraão acreditava na promessa de Deus de que ele faria dele uma grande nação, mesmo quando seu corpo era velho e sua esposa Sara era estéril.Deus recompensou a fé de Abraão dando-lhe uma vida longa e uma grande prosperidade. Na verdade, Abraão era um dos homens Mais Ricos do seu tempo.Deus também o recompensou com o filho prometido nascido para ele em sua velhice. Desta semente veio o povo de Israel, a quem Deus prometeu abençoar.Ele também prometeu amaldiçoar seus inimigos: “o Senhor vosso Deus porá todas essas maldições em seus inimigos que o odeiam e perseguem.”(Deuteronômio 30:7)

através do povo judeu também veio Yeshua (Jesus), através do qual a semente espiritual de Abraão se espalhou por todo o mundo. (Gálatas 3:7-16)

Mahane Yehuda-Market-Jerusalem-Israelis-shopping

mercado Mahane Yehuda em Jerusalém

caminhar nas bênçãos de Deus não era sem desafios.Quando Deus disse a Abraão: “farei de vós uma grande nação, e vos abençoarei, e tornarei grande o vosso nome; e sereis uma bênção” (Gênesis 12:2), nem mesmo Abraão podia imaginar como isto poderia acontecer.Mesmo antes de Isaac nascer, Deus mostrou a Abraão as estrelas do céu e prometeu que sua prole seria tão incontável quanto ele. (Gênesis 15:5)

Abraão não tinha uma mente fraca. Ele estava perfeitamente ciente das suas circunstâncias físicas. Ele sabia que era um homem velho, para ser claro, e que a sua mulher, Sarah, era estéril.Ele pode ter sido tentado a questionar a promessa de Deus, assim como muitos de nós hoje são tentados a questionar suas promessas de cura ou provisão quando contemplamos nossas circunstâncias.

ortodoxo judeu-Jerusalém-Salmos

um judeu ortodoxo reza em Jerusalém

Abraão contemplou sua própria carne e a de sua esposa, entendendo que a promessa de Deus era impossível de cumprir no reino natural.No entanto, ele continuou a acreditar em Deus e a agir com base nessas promessas, independentemente de suas circunstâncias.Por essa razão, as bênçãos e promessas de Deus aconteceram e a fé de Abraão foi atribuída à justiça.:”Contra toda a esperança, Abraão em esperança creu e assim se tornou o pai de muitas nações, assim como lhe tinha sido dito: Assim será a vossa descendência.”Sem enfraquecer em sua fé, Ele enfrentou o fato de que seu corpo estava tão bom como morto—desde que ele tinha cerca de cem anos—e que o ventre de Sara também estava morto.No entanto, ele não vacilou através da incredulidade em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, sendo plenamente convencido de que Deus tinha poder para fazer o que tinha prometido. É por isso que foi creditado a ele como justiça.”(Romanos 4:18-22)

através de Yeshua, as pessoas de cada nação podem experimentar as bênçãos de Abraão.A fé de Abraão é um exemplo para todos, tanto que Paulo compara a fé de um crente que Yeshua (Jesus) foi ressuscitado dos mortos à fé de Abraão:”as palavras ‘foi creditado a ele’ foram escritas não só para ele, mas também para nós, a quem Deus dará crédito à justiça—para nós que cremos naquele que ressuscitou Yeshua nosso Senhor dos mortos. Ele foi entregue à morte pelos nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação.”(Romanos 4:23-25)

em Gálatas 3, Paulo explica que através da morte de Yeshua na árvore, estamos livres das maldições da lei causadas pelo pecado e rebelião contra Deus.É claro que isso não é uma licença para continuar em pecado e rebelião, mas um convite para receber o espírito de Deus através da fé, bem como as bênçãos de Abraão.”O Messias nos redimiu da maldição da lei, sendo feito uma maldição para nós: porque está escrito, amaldiçoado é todo aquele que está pendurado em uma árvore: Para que a bênção de Abraão viesse sobre os gentios através de Yeshua HaMashiach, para que recebêssemos a promessa do Espírito através da fé.”(Gálatas 3:13-14)

aqueles que colocaram sua fé em Yeshua herdaram as bênçãos de Abraão. Judeus e gentios herdam essas bênçãos através do plano de Deus de redenção.”A Escritura previu que Deus justificaria os gentios pela fé, e anunciou a Boa Nova antecipadamente a Abraão:” todas as nações serão abençoadas através de vós.”Assim, aqueles que confiam na fé são abençoados juntamente com Abraão, o homem de fé.”(Gálatas 3:8-9)

Deus mostra a Abraão as estrelas, por Julius Schnorr von Carolsfeld

Deus mostra a Abraão as estrelas, por Julius Schnorr von Carolsfeld

ter fé de Abraão

a marca de Fé de Abraão é a chave para caminhar nas bênçãos de Deus.Para que essas bênçãos se manifestem em nossas vidas, nossa fé não pode renunciar por causa das coisas que pensamos que vemos no reino físico, “pois vivemos pela fé, não pela vista.”(2 Coríntios 5:7)

o que acreditamos, em outras palavras, deve ter origem nas promessas de Deus, e não nas circunstâncias ou realidades que parecem fisicamente evidentes.Além disso, a fé de Abraão não era passiva. Era ativo: caminhar nas bênçãos de Deus Está ligado à ação.A forma como vivemos e as coisas que fazemos impactam se recebemos ou não as bênçãos que Deus nos destinou.

Fishing-Sea of Galilee-Kinneret - Lake of Gennesaret-Lake Tiberias

Fishing in The Sea of Galilee

God calls us to put faith into action. Por exemplo, em Gênesis 12, Quando Deus apareceu pela primeira vez a Abraão, ele simplesmente não acreditava no que Deus prometeu. Ele agiu em conformidade.Ele se desenraizou de sua vida confortável e previsível no país em que nasceu e seguiu a Deus até a terra prometida.Por outras palavras, para receber a promessa, teve de se mudar:”IDE do vosso país, do vosso povo e da casa do vosso Pai para a terra que vos mostrarei. Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei; farei grande o teu nome, e tu serás uma bênção.”(Gênesis 12:A obediência de Abraão mudou para sempre o mundo inteiro, pois por causa disso, a nação de Israel nasceu, através da qual o mundo seria abençoado.E como tens sido uma palavra de Maldição entre as nações, ó casa de Judá e casa de Israel, Assim te salvarei, e tu serás uma bênção.”(Zacarias 8:13)

através do Povo Judeu veio o conhecimento de Deus e a palavra escrita de Deus, a Bíblia. Através deles, também, veio Yeshua HaMashiach, através do qual veio a liberdade da maldição da lei devido ao pecado e rebelião.

 Israel-família-Portão Jaffa-Jerusalém-rua

Jerusalém

o poder das palavras

“Rabino, olha! A figueira que amaldiçoaste murchou!”(Marca 11:21)

quando Yeshua (Jesus) ensinou Seus talmidim (discípulos) sobre a fé, ele enfatizou a importância das palavras que falamos, bem como a oração:

“na verdade eu lhe digo, Se alguém diz a esta montanha, ‘vá, jogue-se no mar’, e não duvida em seu coração, mas acredita que o que eles dizem vai acontecer, será feito por eles. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebestes, e será vosso.”(Marca 11:23-24)

muitas vezes nossa bênção, como cura ou prosperidade, é bloqueada porque estamos falando palavras de incredulidade.Não devemos contrariar a nossa própria fé com palavras descrentes. Tal discurso é auto-sabotagem e pode nos fazer atrasar ou perder a bênção. Muitas vezes Deus quer nos conceder os desejos de nosso coração, mas a nossa incredulidade bloqueia isso.Se orarmos pelas bênçãos de Deus e soubermos pela palavra que ele quer nos abençoar, então o que dizemos deve refletir isso.

conversation-Kotel-Wailing Wall-Jewish-tallit

Jewish men converse near the Western (Wailing) Wall, a huge open-air synagogue next to the Temple Mount.Não precisamos implorar a Deus por suas bênçãos.Ele quer nos abençoar, no entanto, receber Suas bênçãos muitas vezes envolve o cumprimento de uma condição: se você fizer isso, eu farei isso.

Por exemplo, antes de os Israelitas entrou a Terra Prometida, Moisés apresentados-los com bênçãos e maldições, dizendo-lhes que SE eles obedecer Deus, as bênçãos seria ultrapassar-los:

“Se você totalmente obedecer o SENHOR vosso Deus e cuidadosamente siga todos os Seus comandos eu dar-lhe hoje, o SENHOR vosso Deus irá definir você alta acima todas as nações na terra. Todas essas bênçãos virão sobre você e o acompanharão se obedecer ao Senhor seu Deus: você será abençoado na cidade e abençoado no país.”(Deuteronômio 28:1-3)

a obediência é um caminho direto para receber as bênçãos de Deus.

 Jewish-woman-mother-prayer - Western Wall-Wailing Wall

uma jovem mãe reza no Muro Ocidental (Wailing) em Jerusalém.”Bem-aventurado aquele que confia no Senhor, cuja confiança está nele.”(Jeremias 17:7)

a Bíblia está cheia de versículos que revelam o caminho da bênção.Para tomar conta deles, devemos meditar na Palavra de Deus.Podemos pensar nisso como manter uma boa companhia.Na verdade, o Salmo 1 indica que a verdadeira felicidade ou bênção vem de se deleitar na lei de Deus e evitar a companhia dos ímpios:”Bem-aventurado é aquele que não caminha a passo com os ímpios ou fica no caminho que os pecadores tomam ou se sentam na companhia de escarnecedores, mas cujo deleite está na lei do Senhor, e que medita na Sua lei dia e noite. Essa pessoa é como uma árvore plantada por riachos de água, que produz seus frutos na estação e cuja folha não murcha—tudo o que eles fazem prospera .”

Reading-Torah scroll-men-Bar Mitzvah

Two Jewish men read the Torah.Ao meditar sobre a Palavra de Deus dia e noite, experimentamos a bênção da prosperidade.

a palavra hebraica para prosperidade no Salmo 1 é tsalach, o que significa avançar, quebrar, empurrar para a frente, ou ter sucesso.A palavra “bênção traduzida” é esher, o que significa felicidade ou bem-aventurança.Para sermos abençoados ou felizes, a nossa esperança e confiança devem estar em Deus.”Bem-aventurados aqueles cuja ajuda é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor seu Deus.”(Salmo 146: 5; Veja Jeremias 17:7)

Israelense-família-amor-paternidade-maternidade-criança

uma família Israelense

amor: a evidência da Fé

se queremos viver uma vida real de fé e caminhar nas bênçãos de Deus, mostrando sua glória e a vitória que vem de servi-lo, então nossas vidas devem ser caracterizadas por amor que é genuíno e não hipócrita.Como Paulo disse em 1 Coríntios 13: 2, ” Se eu tenho uma fé que pode mover montanhas, mas não tem amor, Eu não sou nada.”

que a fé deve manifestar-se como amor em casa.De fato, o primeiro mandamento com uma bênção é honrar seu pai e sua mãe (Êxodo 20:12). Se honrarmos os nossos pais, teremos uma vida longa e as coisas correrão bem connosco Durante essa vida. (Efésios) 6:2-3)

 Shabbat-reunião familiar-Sabbat-pai-mãe-filho

uma família judia reúne-se para a tradicional refeição Shabbat (Sabbat) na sexta-feira à noite.Isaías 58 aborda a questão de ter um tipo hipócrita de fé que se deleita em mostras exteriores de religião, enquanto ainda está sendo dado a brigas, esforços e exploração de pessoas.As bênçãos da oração respondida, iluminação, cura, força e a proteção sobrenatural e orientação de Deus seguem aqueles que têm uma mudança sincera de Conduta.Estas são as pessoas que se opõem à injustiça, são generosas com os pobres e necessitados, são conscientes de suas próprias famílias, e afastam-se da conversa maliciosa e da calúnia. (Isaías 58:6-10)

“o Senhor sempre vos guiará; ele satisfará as vossas necessidades numa terra queimada pelo sol e fortalecerá a vossa moldura. Sereis como um jardim regado, como uma fonte, cujas águas jamais fracassarão.”(Isaías 58:11)

sendo uma bênção

Deus abençoa-nos por uma razão Santa.Somos chamados a compartilhar nosso tempo, talentos, riqueza e energia, a fim de cumprir os propósitos de Deus para fazer do mundo um lugar melhor—servir os pobres, espalhar a boa nova, e abençoar Israel.No Livro de Ester, quando Mordecai pede a Ester que use sua posição de influência para salvar os judeus de Susa, ele enfatiza que Deus a abençoou por uma razão: “quem sabe, mas que você chegou à sua posição real por um tempo como este?”(Esther 4:14) cada um de nós deve considerar, como Ester fez, a razão das bênçãos que recebemos diariamente de Deus. Vamos usá-los para ajudar os pobres e levar a palavra da verdade a Israel e às nações.

“Pois eu estou pronto para acertar as coisas, não no futuro distante, mas agora! Estou pronto para salvar Jerusalém e mostrar a minha glória a Israel.”(Isaías 46:13)



+