Prólogo | Jó 1-2) / Comentário Bíblico

Deus permite que Satanás destrua a prosperidade de Jó (Jó 1:13-22)

de volta à tabela de conteúdos

o problema da dor vem quando os tempos são difíceis. Quando somos preteridos para promoção ou perdemos um emprego, quando ficamos cronicamente doentes, quando perdemos pessoas que amamos, o que acontece? Nós enfrentamos a pergunta: “se Deus estava me abençoando durante os bons tempos, ele está me punindo agora?”Esta é uma questão extremamente importante. Se Deus nos está a castigar, temos de mudar os nossos caminhos para que ele pare. Mas se nossas dificuldades não são um castigo de Deus, então mudar nossos caminhos seria insensato. Pode até opor-se ao que Deus quer que façamos.Imagine o caso de um professor que é demitido durante um corte no orçamento da escola e pensa: “Este é o castigo de Deus porque eu não me tornei um missionário.”Levando a demissão como sinal, ela se matricula no seminário e pede dinheiro emprestado para pagar. Três anos depois, ela se formou e começou a tentar aumentar o apoio para sua missão. Se de fato Deus causou a demissão para puni-la por não se tornar uma missionária, ela cessou a ofensa. Ela deve estar em boa forma.Mas e se a demissão dela não foi um castigo de Deus? E se Deus realmente não tem nenhuma intenção para ela se tornar uma missionária? No seminário, ela pode perder uma oportunidade de servir a Deus como professora. Pior ainda, o que acontece se ela não aumentar o apoio como missionária? Ela não terá emprego e dezenas de milhares de dólares de dívida. Ela então se sentirá abandonada por Deus se seu plano de missão não funcionar? Poderá ela perder a fé ou tornar-se amarga para com Deus? Se assim fosse, ela não seria a primeira. No entanto, tudo seria porque ela erroneamente assumiu que sua demissão era um sinal do castigo de Deus. A questão de saber se a adversidade é um sinal do desagrado de Deus não é matéria leve.

o acusador — Satanás-espera montar uma armadilha para Jó. Satanás diz a Deus que se ele remover as bênçãos que ele tem tão ricamente concedido a Jó, “ele vai amaldiçoá-lo ao seu rosto” (Jó 1:11; 2:4). Se Satanás conseguir que Jó acredite que ele está sendo punido por Deus, Jó pode ser pego em qualquer uma das duas armadilhas. Ele pode abandonar seus hábitos justos na suposição errada de que eles são ofensivos a Deus. Ou, melhor ainda, do ponto de vista do acusador, ele vai se tornar amargo em Deus por seu castigo imerecido, e abandonar Deus completamente. Seja como for, será uma maldição na face de Deus.Deus permite que Satanás prossiga. Não nos dizem Porquê. Um dia angustiante, quase tudo o que os tesouros de trabalho são roubados e as pessoas que ele ama — incluindo todos os seus filhos — são assassinadas ou mortas em tempestades violentas (Jó 1:13-16). Mas Jó não assume que Deus está punindo – o nem se torna amargo sobre o tratamento de Deus. Em vez disso, ele adora a Deus (Jó 1:20). No seu momento mais baixo, Jó abençoa a Autoridade de Deus sobre todas as circunstâncias da vida, boas ou más. “O Senhor deu, e o Senhor tirou; Bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).A atitude finamente equilibrada de Job é notável. Ele entende corretamente a sua prosperidade anterior como uma bênção de Deus. Ele não imagina que alguma vez merecia a bênção de Deus, mesmo reconhecendo que ele era justo (implícito em Jó 1:1,5 e declarado explicitamente em Jó 6:24-30, et al.). Porque ele sabe que não merecia suas bênçãos anteriores, ele sabe que não merece necessariamente seus sofrimentos atuais. Ele não toma sua condição para ser uma medida do favor de Deus. Consequentemente, ele não finge saber por que Deus o abençoou com prosperidade em um momento e não em outro.Jó é uma repreensão ao chamado “evangelho da prosperidade”, que afirma que aqueles em relação correta com Deus são sempre abençoados com prosperidade. Isto simplesmente não é verdade, e Job é a prova Número um. No entanto, Jó é também uma repreensão ao “evangelho da pobreza”, que afirma o contrário, que uma relação correta com Deus implica uma vida de pobreza. A ideia de que os crentes devem intencionalmente emular a perda de Jó é demasiado rebuscada para aparecer mesmo à margem da discussão em Job. Deus pode nos chamar para desistir de tudo, se isso fosse necessário sob as circunstâncias para servi-lo ou segui-lo. Mas o livro de Jó não faz nenhuma sugestão de que Deus inerentemente deseja que alguém viva na pobreza. A prosperidade original de Jó foi uma bênção genuína de Deus, e sua pobreza extrema é uma calamidade genuína.Job pode permanecer fiel sob a adversidade porque entende a prosperidade com precisão. Porque ele experimentou a prosperidade como uma bênção de Deus, Ele está preparado para sofrer adversidade sem tirar conclusões precipitadas. Ele sabe o que não sabe, ou seja, por que Deus nos abençoa com prosperidade ou nos permite sofrer adversidade. E ele sabe o que sabe, ou seja, que Deus é fiel, mesmo quando Deus nos permite experimentar grande dor e sofrimento. Como resultado, “em todo este trabalho não pecou nem acusou Deus de fazer o errado” (Jó 1:22).



+