EMMANUEL

Hebraico Deus conosco. Nome simbólico com que o profeta Isaías anuncia o nascimento de um menino, filho de Aaz, rei de Judá, 736-716 a. C., quando este reino se encontrava ameaçado pela Aliança de rasão, rei de Damasco, e Pecaque, rei de Israel. O profeta diz ao rei para pedir um sinal a Yahweh, mas Ajaz não o faz. Isaías, então, apesar da recusa do rei, anuncia a ele que Deus lhe dará o sinal: † œhe aqui que uma donzela está grávida e vai dar à luz um filho, e porá-la-á pelo nome Emmanuel† ○, is 7, 4; 8, 8-10. Ou seja, Deus protegerá e dará a salvação a Judá por meio de um rei da linhagem de Davi, e, possivelmente, se refere a Ezequias, Filho e sucessor de Aaz, não obstante os problemas cronológicos que isso implica. Mas, no sentido estrito do nome E. Isaías refere-se, mais do que ao fato histórico imediato, à esperança do resto de Israel, fiel a Deus, o reino messiânico definitivo. Assim se toma este oráculo no N. T., que o aplica a Jesus, Mt 1, 22-23.

Dicionário Bíblico Digital, Grupo C Service & Design Ltda., Colômbia, 2003

fonte: Dicionário Bíblico Digital

em hebraico significa “Deus conosco”. É a referência simbólica que o Profeta Isaías atribui ao Messias que há de vir salvar o povo.

diretamente o expressa em um termo no qual alude a que “Deus estará em breve conosco”. Ele imediatamente se referia ao Reino de Judá, encurralado por um pacto entre a Síria e Israel contra ele. (Is. 7. 14. e 8.8). E oferece-se como palavra profética dita ao jovem rei Acaz que se sente ameaçado e não quer pedir um sinal para não tentar a Deus. Isaías a dá aludindo “ao filho de uma virgem (alma em hebraico e parthenos em grego) ou donzela que vai ser alimentado com leite e mel”. É um gesto certeiro. Antes que a criança chegue ao uso da razão Israel destruído e Judá salvo. A ajuda de Deus é apresentada como segura salvadora.

a Igreja sempre entendeu esta passagem de Isaías em um sentido messiânico. Nesse contexto, é preciso fazer a exegese do nascimento de Jesus (Mt. 1.22 e ss) e situar as outras profecias ligadas à vinda do Messias (Miq. 5. 1-5).

os educadores da fé cristã não podem prescindir desta referência profética, à margem de qualquer teoria exegética.

Pedro Chico González, Dicionário de catequese e Pedagogia Religiosa, Editora Bruno, Lima, Peru 2006

fonte: Dicionário de catequese e Pedagogia Religiosa

(V. Encarnación, Messias)

(ESQUERDA BIFET, Juan, Dicionário da evangelização, BAC, Madrid, 1998)

fonte: Dicionário de evangelização

do hebraico “`Immánu-El”: “Deus conosco”. É um nome simbólico, com que o profeta Elias batizou o Messias (Is 7, 14) e dado a Jesus por São Mateus (Mt 1, 23).

E. M. N.

FERNANDEZ RAMOS, Felipe (Dir.), Dicionário de Jesus de Nazaré, Editora Monte Carmelo, Burbos, 2001

fonte: Dicionário de Jesus de Nazaré

(-> Isaías, Mateus, presença). O Livro do Emanuel (Is 7-11) desenvolveu de um modo profético e messiânico o tema da paz final, que Is 2,2-4 tinha apresentado desde a perspectiva da montanha de Sião*, entendida como culminação e cumprimento da história, escola e meta de paz para todos os povos. Esse tema recebe aqui duas notas principais.

(1) o nascimento do Emanuel. (guerra*). O sinal de Deus é a menina grávida que dá à luz no meio de uma cidade ameaçada pela guerra. Vamos colocar a cena: o rei está preparando as defesas da cidade Diante do risco de um ataque inimigo e vem o profeta Isaías para oferecer-lhe um sinal de Deus. Mas o rei o rejeita e então o profeta insiste: “Javé por sua conta te dará uma palavra: a jovem está grávida e dará à luz um menino e lhe porás o nome Emmanuel, Deus-conosco” (Is 7,1114). Esta cena teve lugar por volta do ano 733 A. C., quando os reis da faixa siropalestina subiram para lutar contra Judá, cujo rei, Acaz, tremia de medo (cf. Is 7,2). Mas é um rei determinado e por isso prepara a defesa militar da cidade: inspeciona a trazida das águas, prepara-se para o cerco, como teriam feito quase todos os reis da terra. Diante do rei foi colocado o profeta Isaías, que vem com seu filho Sear-Yasub, que significa “um resto voltará”. Supõe assim que os judeus serão banidos, mas que um resto poderá voltar. Certamente, havia então profetas e videntes que ajudavam os homens na guerra, descobrindo nela a presença de Deus. Mas Isaías é diferente, não crê em armas, não apela à violência, mas à fé, e assim diz ao rei e ao povo: “mantem a calma, não temas nem desmaies” (Is 7,4). A fé é garantia de vida; a falta de fé é sinal e princípio de morte (Is 7,9). Isaías sabe que a paz não se consegue através da vitória armada, que a vitória não se consegue com espadas e carros militares (cf. Is 2,2-4). Por isso oferece ao rei e a todo o povo um sinal distinto da presença de Deus: uma mulher grávida, que dará à luz um menino e o chamará “Deus conosco”. Este é o sinal da mulher, do amor que se torna manancial de vida; frente à potência guerreira dos homens orgulhosos, que são sinal de falta de fé com suas guerras, Deus oferece a garantia de sua vida e amor através de uma mulher que dá à luz e que educa uma criança para a paz, Deus-conosco. Este é o sinal da criança: do Deus que se faz criança no meio das lutas da terra; este é o Deus que não domina, não luta, não se impõe e, no entanto, mantém a sua palavra e instaura a paz sobre a terra. De uma maneira lógica, a tradição evangélica dirá que este sinal se cumpriu em Maria E Jesus, O Messias da paz (cf. Mt 1,18-25). Logicamente, o profeta não diz, Nem pode dizer, quem é o varão que gera esse filho, que cumprirá funções messiânicas, como representante e salvador de Deus, no meio de uma terra torturada pela guerra. Os exegetas modernos buscaram vaamente identidade social e pai para a criança: o rei Acaz, Isaías, algum outro. Mas o profeta nos faz subir de nível, levando-nos, além da imagem e figura do pai humano, à experiência originária do Deus que aparece como autêntico pai da nova humanidade. Dessa forma nos coloca diante de um Deus que quer expressar sua potência salvadora no meio de um mundo de morte (guerra dos povos), suscitando uma criança salvador, que é seu filho, uma criança ameaçada, no meio da guerra. A mãe aparece simplesmente como uma abnah ou donzela (a tradição posterior a interpretará como virgem). Assim pode apresentar-se como sinal de toda a humanidade (composta de homens e mulheres) que acolhe a promessa e salvação de Deus, no meio de uma vida frágil mas cheia de esperança. O Deus Pai Universal atua através da mulher; seu filho é Emanuel, Deus conosco, sinal de paz sobre a terra.

(2) os nomes e tarefas do Emmanuel (criança*). O texto que se segue pode ser interpretado como um comentário do anterior: “Porque uma criança nos nasceu, um filho nos foi dado. Ele carrega em seu ombro o principado, e seu nome é: Maravilha de Conselheiro, Deus Forte, Pai perpétuo, Príncipe da Paz, para dilatar o Principado com uma paz sem limites, sobre o trono de Davi e sobre o seu reino ” (Is 9,4-6). Esta passagem recolhe o mito do Menino divino, presença de Deus e palavra de reconciliação, e o entende como fonte de paz, no meio da guerra. Nesta criança, as mais profundas esperanças judaicas e humanas são recriadas e transformadas. Estes são seus nomes, (a) Conselheiro sábio. A criança é portadora da palavra; não sabe ainda falar, mas aparece como princípio de comunicação, que pode abrir um espaço de diálogo entre todos os humanos. Os mais velhos tornam-se incapazes de se comunicar. Somente o dom e palavra crente de uma criança, antes que se dividam os partidos políticos e reinos, pode unir a todos, ao serviço da vida universal, (b) Deus forte (o Gibbor). Esta criança-ameaçado, sob o risco de guerra, é o forte. Estamos diante de uma inversão dos signos guerreiros: a vitória de Deus, a quem Israel (com muitos povos) apresentava como Senhor dos Exércitos, está ligada à promessa de uma criança que triunfa de sua fraqueza, (C) Pai perpétuo. Esta criança é autoridade suprema, presença do Pai Deus, que se expressa em sua fragilidade pequena. Diante dos homens mais velhos que parecem ocupados na guerra dos povos, Deus há de mostrar-se pai nesta criança ameaçada, mais forte que todos os poderes do mundo, (D) Príncipe da Paz. Esta criança é Shalotn, sinal supremo de Deus. Frente aos poderes do mundo, que seguem enfrentados e que só em seu enfrentamento (por lógica de guerra) podem se manter se eleva aqui esta criança, como fonte de reconciliação e diálogo universal, paz perpétua. Esses nomes evocam a presença Paterna de Deus no Filho messiânico, que é rei sendo fraco, em PURA humanidade, que é o Forte sendo o mais frágil, necessitado de cuidado. Estes nomes oferecem a mais profunda teofania de Israel, expressam a presença paradoxal de Deus, que é forte na debilidade de uma criança que nasce em amor, conforme uma experiência que assumirão as Bem-aventuranças de Jesus (Lc 6,21-22). Assim inverteu a teodicéia monárquica: logicamente, quando o Deus Menino (Emmanuel) falar como pai forte (Conselheiro, Príncipe da paz) cessará a violência, pois “julgará os pobres com justiça, destruirá o violento com a vara de sua boca” (Is 11,3-4). Não terá necessidade de armamento exterior ou soldados, pois destruirá os poderes da perversão e recriarão os homens “com o sopro de sua boca”, oferecendo sua paz ao mesmo cosmos: “junt Se juntarão lobo e cordeiro, A Pantera e o cabrito!!”(cf. Is 11,6).

Cf. L. ALONSO SCHOKEL e J. L. SICRE, Profetas I, Cristandade, Madrid 1980, 93-262; J. M. ASURMENDI, a guerra sírio-efrahnita, Verbo Divino, Estella 1982; Isaías 1-39, Verbo Divino, Estella 1994.

PIKAZA, Javier, Dicionário da Bíblia. História e palavra, Verbo Divino, Navarra 2007

fonte: Dicionário da Bíblia história e palavra

(conosco Está Deus).
nome mencionado pela primeira vez pelo profeta Isaías (7:14; 8:8) durante o reinado de Acaz (761-746 AC). A única outra ocasião em que o nome Emanuel aparece, em Mateus 1:23, é como título de Cristo, o Messias.
em vista das circunstâncias em que a profecia foi dada, os comentaristas bíblicos tentaram identificar um onsemmanuel de dos dias de Isaías de quem se poderia dizer que serviu de sinal de que Dios Deus estava com eles.. No século VIII a. C. Péqah e Rezim, os reis de Israel E Síria, estavam decididos a derrubar Acaz, rei de Judá, a fim de colocar o filho de Tabeel sobre seu trono. (Isa 7: 1-6.) Jeová, no entanto, lembrou-se da aliança para um reino que havia feito com Davi, o ancestral de Acaz, e enviou Seu profeta com esta mensagem consoladora:
esc ouçam, por favor, ó casa de Davi. O próprio Jeová lhes dará um sinal: Miren olhem! A própria donzela realmente engravidará, e dará à luz um filho, e certamente o nomeará Emmanuel. Manteiga e mel comerá ele para quando souber rejeitar o mal e escolher o bem. Porque antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, o solo daqueles dois reis que te fazem sentir pavor mórbido será deixado inteiramente.((Isa 7: 13-16.
depois de falar sobre o nascimento do segundo filho de Isaías, Maher-salal-has-baz, a profecia descreve como a ameaça que pairava sobre Judá seria eliminada. Como se de uma inundação se tratasse, os assírios inundariam a Síria por completo e o reino nortenho de Israel, não parando até que se estendessem perigosamente sobre a terra de Judá, inclusive para para encher a largura de tua terra, ó Emanuel!†. Em seguida, o profeta Isaías adverte com grandiosidade poética a todos os opositores de Jeová que se eles se cingirem para a guerra, se planejarem um projeto, se falarem uma palavra contra Jeová, no não subsistirá, porque Deus está conosco !†. (Isa 8: 5-10.(1948) foi dito que a profecia relativa a † œemmanuel tuvo teve um primeiro Cumprimento em um terceiro filho de Isaías que lhe deu uma donzela judia que se tornou sua segunda esposa. Alguns comentaristas judeus tentaram aplicar a profecia ao nascimento do Filho de Acaz, Ezequias. No entanto, este não poderia ser o caso, pois a profecia se deu durante o reinado de Acaz (Isaías 7:1), Quando Ezequias já tinha pelo menos nove anos de idade. (2Re 16:2; 18:1, 2.)
também se aplicou ao segundo filho de Isaías, mencionado no capítulo seguinte, Maher-salal-has-baz, concernente a quem se disse: antes que o menino saiba clamar: padre meu pai!madre, e: madre minha mãe!† ™ , um levará os recursos de damasco e o despojo de Samaria diante do rei da Assíria† ○. (Isa 8: 1-4.) Estas palavras guardam certa relação com o que se disse de Emmanuel: porque antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, o solo daqueles dois reis que te fazem sentir pavor mórbido será deixado inteiramente† ○. (Isa 7: 16.) Além disso, o nascimento do segundo filho de Isaías é apresentado no contexto da profecia sobre Emanuel, e outro paralelo é feito: diz-se que ele será um † œsinal e E Isaías afirma sobre si mesmo e sobre seus filhos: † œyo e os filhos que Jeová me deu somos como sinais somos. (Isa 7:14; 8: 18.)
a principal objeção a identificar este segundo filho de Isaías como Emanuel no tempo de Acaz é que se faz referência à esposa de Isaías como † œla profetisa † œ, não como a † œdoncella,, pois já era mãe do primogênito de Isaías, sear-Jasub. (Isa 7: 3; 8: 3. Não obstante, deve-se notar que o termo hebraico que traduz †œdoncella† não é bethu·láh, que significa especificamente †œvirgen†, mas `al·máh, cujo significado é mais amplo, pois refere-se a uma jovem que poderia ser tanto uma donzela virgem como uma recém-casada. O singular ‘ al má * máh também aparece em seis outros textos, e mais de um deles tem a ver com uma donzela virgem. (Gé 24: 43; Ex 2: 8; Sl 68:25; Pr 30:19; Can 1:3; 6:8.)
no cumprimento final da profecia, Emmanuel é identificado, é claro, com a pessoa do Senhor Jesus Cristo e as funções que desempenha. Portanto, o uso da palavra hebraica ‘ al má * máh na profecia se aplicaria tanto ao tipo (se fosse uma jovem esposa de Acaz ou de Isaías) quanto ao antítipo (a prometida e ainda Virgem Maria). No caso de Maria não havia nenhuma dúvida de que ela era virgem quando ficou presa pelo Espírito Santo pues, pois tanto Mateus como Lucas registraram este fato. (Mt 1: 18-25; Lu 1: 30-35. tudo isso realmente aconteceu para que se cumprisse o que Jeová havia falado por Seu profeta Mateo, disse Mateus. Era um sinal que identificava o Messias por tanto tempo esperado. Por conseguinte, ao tratar sobre estes fatos, o evangelho de Mateus (citando Isaías 7:14) usa a palavra grega par·thé·nos, que significa †œvirgen†, para traduzir `al·máh, dizendo: †œÂ Olhe! A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe nomearão Emmanuel† ○. (Mt 1:22, 23.) Isso não significa de forma alguma que Mateus estivesse tomando liberdades ou distorcendo o texto. Cerca de um século antes, os tradutores judeus da versão grega dos Setenta também haviam usado par TH * thé th * nos ao traduzir Isaías 7: 14.
Esta identidade de Jesus Cristo como Emanuel não significava que ele fosse a encarnação de Deus, Dios Deus feito carne como, como afirmam os defensores da doutrina da Trindade que está implicado no significado de Emanuel, a saber :con com nós está Deus† ○. Os judeus tinham o costume de incluir a palavra Deus, e até Jeová, nos nomes próprios hebreus. Esse nome ainda é usado hoje, sem que disso possam derivar nenhum tipo de implicações.1948 – embora pareça haver um conflito entre as instruções do anjo a Maria († œhas de lhe dar o nome de Jesus Jesús) e a profecia de Isaías († œciertamente lhe dará o nome de Emmanuel)), é preciso lembrar que o Messias também teria que ser chamado inclusive por outros nomes. (Lu 1: 31; Isaías 7:14.) Por exemplo, Isaías 9:6 disse a respeito dele: onipresente será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da paz† ○. No entanto, o primogênito de Maria não recebeu nenhum desses nomes como nome pessoal, nem quando criança nem depois de empreender seu ministério. Em vez disso, todos eram nomes proféticos ou títulos pelos quais o Messias seria identificado. Jesus viveu de acordo com o significado destes nomes em tudo respeito, e por isso se deram profeticamente, para mostrar suas qualidades e as boas funções que desempenharia para com todos aqueles que o aceitassem como Messias. Assim foi também no caso do seu título Emmanuel. Jesus fez jus ao significado desse nome e o cumpriu.1948-os adoradores de Jeová sempre desejaram que Deus estivesse com eles, da sua parte, apoiando – os em seus empreendimentos, e muitas vezes ele confirma que está, dando-lhes, às vezes, sinais visíveis como prova. (Gé 28:10-20; Ex 3: 12; Jos 1:5, 9; 5:13-6:2; Sl 46:5-7; Jeremias 1: 19.) Talvez Jeová providenciasse que a identidade do Emanuel dos dias de Acaz permanecesse incerta a fim de não distrair a atenção das gerações futuras do Emanuel maior, quando este viesse como sinal do céu. Com a vinda de seu amado Filho à terra como a prometidaescdescendência mesi messiânica (gé 3:15) e herdeiro legal ao trono de Davi, Jeová estava fornecendo seu maior sinal de que não havia abandonado a humanidade nem sua aliança do Reino. A designação Emanuel, portanto, era particularmente apropriada para Cristo, já que sua presença era um sinal do céu. Ele foi o maior representante de Jeová que habitou entre a humanidade, pelo que Mateus pôde dizer sob inspiração :con com nós está Deus† ○.

fonte: Dicionário da Bíblia

Emmanuel (Os Setenta Emmanuel; V. A., Immanuel) significa “Deus conosco” (Mt. 1,23), e é o nome do menino predito em Isaías 7,14: “Eis que uma donzela está grávida e vai dar à luz um filho, e o porá pelo nome Emanuel”. As várias opiniões apresentadas quanto à identidade da criança não podem ser totalmente explicadas e discutidas aqui; as seguintes observações serão suficientes:

  • a criança não é meramente uma pessoa ideal ou metafórica, não pode ser identificada com o povo regenerado de Israel (Hoffmann), nem com a fé religiosa (Porter), pois “comerá coalhada e mel”.
  • o profeta não se refere a uma criança em geral, mas aponta para um indivíduo (cf. Boorda, Kuenen, W. R. Smith, Smend, Duhm, Cheyne, Marti); tanto o texto quanto o contexto exigem isso.
  • a criança não é um filho do profeta Isaías (Cf. Hitzig, Reuss); Is. 8,1 – 4 mostra que o Filho do profeta tem um nome diferente de Emanuel.
  • a criança não é um filho de Ajaz (cf. Lagarde, McCurdy); pois Ezequias não possuía nem as mais essenciais características de Emanuel conforme descrito por Isaías.
  • o Emanuel é o Messias predito em outras profecias de Isaías. Em Is. 8,8, a Palestina é chamada a terra de Emanuel, embora em outra passagem seja chamada a terra ou herança de Iahweh (Is. 14,2. 25; 47,6; Oséias 9,3; Jer. 2,7; 12,14; etc.), de modo que Emmanuel e Yahweh são identificados. Mais uma vez, no texto hebraico De Is. 8,9-10, o profeta prediz a inutilidade de todos os planos dos inimigos contra a Palestina, por causa de Emanuel. Em 9,6-7 descrevem-se tão claramente as características do menino Emanuel que não podemos mais duvidar de sua missão messiânica. O Cap. 11 descreve as bênçãos messiânicas que o menino Emmanuel trará sobre a terra. Além disso, São Mateus (1,23) identifica expressamente o Emanuel com Jesus O Messias, e a tradição cristã tem ensinado constantemente a mesma doutrina.

a questão de Por Que o Messias foi chamado Emmanuel, ou ” Deus conosco) admite uma resposta dupla: o nome é uma promessa da ajuda divina e também uma descrição da natureza do Messias. O rei Aaz não tinha acreditado na primeira promessa do profeta de libertá-lo de seus inimigos, Rason, rei da Síria, e Pecach, rei de Israel (Is. 7,1-9). E quando o profeta tentou pela segunda vez devolver-lhe a confiança, Ajaz recusou-se a pedir um sinal que Deus estava pronto a conceder-lhe em confirmação da promessa profética (7,10-12) O profeta, portanto, obriga, de certo modo, Ajaz a confiar em Deus, mostrando-lhe que o Messias, a esperança de Israel e a glória da casa de Davi, implica pelo seu próprio nome “Emanuel”, ou “Deus conosco”, a presença divina entre o seu povo. Certo número dos Padres, por exemplo, Santo Irineu, Lactâncio, Santo Epifânio, São João Crisóstomo e Teodoreto, consideram o nome “Emanuel”, não só como uma promessa de ajuda divina, mas também como uma expressão do mistério da Encarnação por virtude da qual o Messias será” Deus conosco ” em toda obra.



+